Senge-RJ exibe filmes para turmas de ensino médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Senge-RJ realizou ontem (26) a exibição do filme ‘Segunda-Feira ao Sol’, para alunos do ensino médio da Escola Estadual Jornalista Rodolfo Fernandes. O evento aconteceu no auditório do Sindicato e, ao final, o professor Epitácio Brunet orientou um debate com os adolescentes.  

Esta é a segunda exibição do Cine 17, projeto que tem como objetivo levantar discussões sobre temas socialmente relevantes com estudantes da rede pública de ensino através de filmes. ‘Segunda-Feira ao Sol’, dirigido por Fernando León de Aranoa, retrata a realidade política e econômica da Espanha em contexto de crise. Com o fechamento de diversos estaleiros em uma cidade costeira do norte do país, os trabalhadores desempregados tentam resistir à crise que os acomete.

Para João Paulo Alves, professor de Educação Física, o tema é bastante atual e dialoga com a realidade do país. É a segunda vez que ele traz estudantes para a atividade. Para o professor, o impacto positivo da experiência é evidente. “Quando eles voltam para a escola, vemos um amadurecimento grande, além de melhora no conteúdo e no comportamento.” Patrícia Loyola, professora de História, concorda com a avaliação do colega, e ressalta: “Esse tipo de atividade é uma oportunidade que o estudante tem de romper com o gueto e conhecer outras realidades, lugares e até arquiteturas.”

O próximo Cine 17 ocorrerá no dia 30 de novembro, e contará com a exibição do filme ‘Topografia de um desnudo’. Em seguida, haverá um debate com o vereador Reimont (PT-RJ).