Senge-RJ: Embaixador Celso Amorim fala sobre a ALCA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O SENGE-RJ realizou, na última sexta-feira (27), um encontro com o embaixador Celso Amorim para relembrar a campanha de oposição à criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Há dez anos, em novembro, aconteceu a IV Cúpula das Américas, em Mar Del Plata, na Argentina. Este momento marcou a conclusão das discussões sobre a ALCA, proposta pelo governo dos Estados Unidos durante a I Cúpula das Américas, em 1994.

O SENGE-RJ foi uma das entidades que esteve profundamente envolvida na campanha realizada por segmentos políticos e movimentos sociais brasileiros que se opunham à criação da ALCA. Além de sediar a campanha no estado, contribuiu diretamente com a realização de um Plebiscito Popular em âmbito nacional, em 2002, quando mais de 10 milhões de pessoas se manifestaram sobre o tema.

O presidente do Sindicato, Olímpio Alves dos Santos, elogiou o trabalho de Celso Amorim durante o processo.

“O embaixador, com seu conhecimento de diplomata, foi fundamental na luta contra a ALCA. Durante o governo Lula, ele colocou o Brasil como protagonista”, afirmou.

“No mundo em que vivemos, não é possível um país não ter relações comerciais. Não podemos esquecer que o comércio é um instrumento. Mas a ALCA não tinha só um sentido econômico, mas também um sentido geopolítico. Em países em desenvolvimento, é muito difícil resistir à agenda forte dos Estados Unidos. O Brasil liderou a resistência”, disse Celso Amorim.

Após a palestra, foi realizada uma sessão de autógrafos com o embaixador. O encontro fez parte do ciclo ‘O BRASIL QUE VOCÊ NÃO VÊ NA TV’.

Fonte: Senge-RJ