SENGE-RJ declara apoio à greve na EBC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (SENGE-RJ) declara apoio à greve dos funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os empregados rejeitaram a proposta da direção da empresa referente ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e estão paralisados desde quinta-feira (07).

A medida foi aprovada em assembleia nacional que contou com a participação de mais de 600 funcionários de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e São Luís, que se reuniram por videoconferência. Essa foi a maior assembleia da história da empresa.

Apesar de a direção ter afirmado que, caso não fosse aceita a proposta, levaria o caso à Justiça (o chamado dissídio), os trabalhadores aprovaram uma contra proposta como sinalização de que apoiam a continuidade das negociações. A assembleia também aprovou uma carta aberta ao governo federal e à sociedade brasileira, que segue anexada.

A proposta da empresa prevê um acordo de dois anos, com reajuste no valor do IPCA (índice da inflação) mais ganho real de 0,5% em 2013 e outro de 0,5% em novembro de 2014. Para os benefícios, o reajuste seria o IPCA, à exceção do auxílio-creche, que teria reajuste de mais de 11%. Seria concedido um tíquete extra de R$ 832 em dezembro de 2013 e outro corrigido pela inflação acumulada em dezembro de 2014.

De acordo com o SINDICATO DOS JORNALISTAS DO RIO DE JANEIRO, duas condições foram enfatizadas pelo diretor-presidente. A primeira é o fechamento do Acordo por dois anos. A segunda é a retirada de 10 itens que o DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – órgão vinculado ao Ministério do Planejamento) impõe a retirada. Em relação a essas cláusulas, a direção incluiu na proposta o compromisso de garantir os pontos nas normas internas da empresa até abril de 2014.

Os trabalhadores pedem a não retirada de cláusulas edos itens vetados pelo DEST e aumento linear salarial de R$ 290,00 (Tíquete-alimentação/refeição adicional no fim do ano + Vale-Cultura + ganho real de 1% linear divido por todos os funcionários multiplicado por 1,5, que é o período de vigência do acordo proposto). Eles pedem ainda aumento de 11% no tíquete-alimentação, referente à inflação das refeições e avanço em cláusulas prioritárias, como gratificação de função, horas-extras, e acúmulo e desvio de função.

A EBC é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as Rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as Rádios MEC AM e FM. Opera serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio “Voz do Brasil”.