Senge RJ alerta para aplicação da resolução 165 sobre “banco de horas” em Furnas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
NOTA DO SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLUÇÃO nº 165/2020 NO ÂMBITO DE FURNAS

 
No ano de 2012, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE RJ) ajuizou uma ação judicial pleiteando a declaração da nulidade do banco de horas implementado por Furnas, já que não existia qualquer acordo coletivo anterior que autorizasse a sua feitura e aplicação. A referida ação foi julgada procedente no sentido de: (i) declarar nulo o banco de horas existente, bem como (ii) condenar a empresa no pagamento de todas as horas positivas eventualmente apuradas no saldo do banco de horas, na forma de horas extras.
 
Ocorre que, em razão da pandemia da COVID-19 e a necessária interrupção do contato social por parte de toda a sociedade, foram adotadas medidas de urgência em todo o país. Neste sentido, para complementar o arcabouço de legislação trabalhista já existente, em razão de pouca abrangência para situações de emergência, foram editadas pelo governo as Medidas Provisórias mencionadas na resolução da Eletrobras de número 165/2020.
Talvez não se atentando às peculiaridades inerentes aos empregados de Furnas, por conta do processo judicial acima referido, a controladora do grupo aprovou a implantação de providências para todas as suas controladas na forma da resolução em comento, determinando, inclusive, que se “zere” o “banco de horas dos empregados que possuem horas positivas.”
 
Neste sentido, no que se refere ao banco de horas, o sindicato esclarece:
 
1 – Já tendo sido declarado judicialmente nulo o banco de horas dos empregados de Furnas representados pelo SENGE RJ, não há que se falar em desconto do saldo de banco de horas positivo, já que inexiste o banco de horas. As horas eventualmente não laboradas por tais empregados em razão da pandemia, porém pagas pela empresa, configuram mera liberalidade de Furnas, o que significa dizer que os trabalhadores afastados terão o seu pagamento integral mantido em decorrência da vontade do empregador.
 
2 – Considerando a possibilidade de Furnas não observar o devido cumprimento da decisão judicial aqui comentada, o sindicato recomenda que a categoria se atente aos valores informados em seus contracheques, de modo a verificar se eventual saldo positivo vem sendo descontado. Em caso positivo, solicitamos que tais descontos sejam anotados, para posterior deliberação e tomada das medidas cabíveis pelo SENGE RJ.
 
Sendo o que cabia esclarecer por ora, despedimo-nos com as nossas cordiais saudações.
 
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2020.
 
SENGE/RJ
 
Assessorado pela consultoria jurídica Machado Silva & Palmisciano Advogados

CLIQUE PARA SALVAR OU IMPRIMIR A NOTA NA ÍNTEGRA