Senge-PR: Sindicatos cobram nova proposta antes do ato unificado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Representantes do governo do Paraná prometem nova proposta de reposição

SENGE_GREVE_VITRINE-SITE_02

Na manhã de segunda-feira (8), a comissão de negociação do Fórum das Entidades Sindicais (FES) participou de uma reunião com representantes do governo estadual para cobrar uma nova proposta de reposição da data-base. A reunião foi realizada no Palácio Iguaçu. Durante a reunião, foi cobrado também a retirada do Projeto de Lei Complementar 04/2019 (PLC04) que congela direitos dos servidores e a retirada da PL 522, que autoriza a reposição salarial de 0,5% a partir de outubro.

Segundo a coordenadora do FES, Marlei Fernandes, a comissão aceitou as demandas e marcou uma nova reunião com os representantes dos sindicatos, para definir uma proposta. “Não chegamos ainda em um meio termo. Os servidores continuam reivindicando os 4,94% e o governo diz que tem uma proposta alternativa “, destaca Fernandes.

Após a reunião, o governo se comprometeu a sentar novamente com os sindicatos ainda nesta segunda-feira a partir das 16h para debater os números. Outra reunião foi agendada para terça-feira (9) para debater uma proposta, além da pauta específica da educação.

“A nossa greve continua e precisamos estar em Curitiba na tenda e o interior construir as caravanas para chegar em Curitiba no grande ato”, enfatiza a Fernandes que reafirma a necessidade de mobilizar todo o funcionalismo público.
A greve chega ao 13º dia. Após a proposta do governo apresentada à imprensa, o movimento ganhou força com adesão de mais categorias. Segundo levantamento da APP-Sindicato, cerca de 70% da categoria participa do movimento neste início de semana.

Ato Estadual Unificado

Os servidores públicos estaduais em greve vão realizar na próxima terça-feira (9) mais um ato unificado em Curitiba para cobrar do governador Ratinho Junior (PSD) o pagamento reposição salarial. A concentração terá início às 9h na Praça 19 de Dezembro, região central da cidade. Na sequência, os trabalhadores vão em caminhada até o Palácio Iguaçu, sede do governo.

O Senge-PR é um dos sindicatos que apoia a greve. O presidente do sindicato, Carlos Bittencourt, que é engenheiro agrônomo e atua na SEAB, destaca a importância de os engenheiros participarem das mobilizações. “O movimento tem crescido e o governo tem que entender que a pauta é justa. É importante que os estatutários deem apoio à greve e, se puderem, participem do ato unificado”, incentiva.

 

Fonte: Senge-PR