Senge-PR: Sindicato empossa diretorias regionais de Londrina e Maringá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Participação ativa na definição de políticas públicas de alcance regional e ampliação nas negociações de trabalho em favor dos profissionais de engenharia são compromissos das diretorias do sindicato nas cidades-polo do Norte e Noroeste paranaenses.

Tomaram posse na última sexta e no sábado as diretorias do Senge-PR em Londrina e Maringá, as duas maiores cidades do Norte e do Noroeste do Paraná. Os dois eventos reuniram o presidente eleito do Senge para a gestão 2014-2017, Carlos Roberto Bittencourt; o ex-presidente do sindicato e diretor licenciado, Ulisses Kaniak; o presidente do Crea-PR, Joel Krüger e autoridades locais.

“Crea e Senge estão unidos pela valorização profissional dos engenheiros nas suas mais diversas modalidades e em defesa da cidadania. Temos trabalhado intensamente na defesa do salário mínimo profissional, tanto setor privado como no poder público, onde enfrentamos as maiores dificuldades em termos de condições de trabalho e remuneração. Na defesa das políticas públicas pela cidadania, por exemplo, o Crea tem o Verçosa, um dos diretores da regional do Senge em Londrina, como seu representante no Conselho Estadual das Cidades. Desejo ao Nilton e a toda a diretoria que assume sucesso na nova gestão frente à regional do Senge em Londrina. Podem contar sempre com a participação e a colaboração do Crea e dos nossos profissionais”, afirmou o presidente do Crea-PR Joel Krüger no evento de posse em Londrina, na noite da última sexta-feira, no Buffet Vila Parioni.

 

Nilton Costa, diretor licenciado da Regional do Senge em Londrina.

Ulisses Kaniak citou os avanços conquistados pelo sindicato na última gestão, como as negociações para a implantação do plano de carreiras dos profissionais do Iapar, uma defesa feita pelo Senge-PR.

O presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, destacou a unificação dos sindicatos de engenheiros que formou a regional Londrina do Senge. “Londrina é terra de união. União em favor dos engenheiros. Foi aqui que, em novembro de 1999, no início da minha segunda gestão na presidência do sindicato dos engenheiros que unificamos os Senges Londrina e Paraná. Regional que nasceu forte e unida pela causa dos engenheiros do Norte Paranaense”, disse.

O diretor adjunto, Wilson Marçal, que comandou a regional nos últimos três anos, também lembrou das conquistas em favor dos engenheiros e ainda da participação ativa do sindicato em defesa das políticas públicas.

Nilton Costa, por sua vez, destacou a importância dos profissionais de engenharia no suporte ao desenvolvimento de nossas cidades e do país. “A aplicação da técnica que aprendemos agrega valor aos serviços e é o que faz a diferença no processo de desenvolvimento. Por isso é importante estarmos juntos na valorização de nossa categoria com os olhos voltados ao futuro”, afirmou o diretor regional licenciado do sindicato.

Saiba quem compõe a nova Diretoria Regional do Senge em Londrina:

– Diretor Regional (licenciado): engenheiro eletricista Nilton Camargo Costa- será substituído pelo diretor adjunto engenheiro eletricista Wilson Sachetin Marçal, no período eleitoral.

– Diretor adjunto da Secretaria: engenheiro agrônomo Osvaldo de Souza Campos Junior.

– Diretor adjunto Financeiro: engenheiro civil João Alberto Verçosa Silva.

– Diretores adjuntos: engenheiro agrônomo Almir Del Padre; engenheira florestal Iara Pina; engenheiro civil Julio Cotrim; engenheiro eletricista Edgar Matsuo Tsuzuki; engenheiro agrônomo Paulo Guilherme Ferreira Ribeiro.

Em Maringá, o evento de posse da nova diretoria, realizado na manhã de sábado, no Hotel Golden Ingá, contou com representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa de movimentos sociais, da Universidade Estadual de Maringá e de entidades de classe do município.

O presidente da União por Moradia Popular, Paulo Alexandre de Jesus, agradeceu o apoio do Senge e Crea no auxílio à moradia a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Buscamos parcerias pela ampliação de programas de habitação de interesse social e contamos com o suporte importante do sindicato, do conselho e também da universidade no apoio ao nosso movimento”, disse.

Ana Lúcia Rodrigues, professora da UEM e coordenadora do Observatório das Metrópoles, agradeceu as ações da regional do Senge por unir profissionais comprometidos com o crescimento igualitário das cidades. “O cumprimento da função social da cidade, com inclusão, é fundamental para a garantia dos direitos dos cidadãos. O preço da exclusão e do aprofundamento da desigualdade é pago por toda a sociedade. O Senge é destaque no compromisso pela inclusão social e o crescimento baseado no enfrentamento à desigualdade”, frisou.

 

Samir Jorge fala durante a posse da diretoria Regional de Maringá ladeado pelo presidente do Senge-PR, Carlos Bittencourt e o ex-presidente do sindicato, Ulisses Kaniak.

O vereador maringaense Humberto Henrique destacou o suporte que o Senge dá ao parlamento em questões relacionadas à engenharia. “O sindicato sempre tem nos dado apoio. Construímos uma lei que prevê a assistência técnica a pessoas de baixa renda para reformas e ampliações nas residências. A lei foi sancionada pelo prefeito, mas precisa ser regulamentada e vamos precisar novamente do apoio do Senge para atender a essa demanda das famílias que realmente necessitam. O Senge não se restringe a defender os interesses dos engenheiros, mas faz um trabalho muito bonito e importante em defesa de toda a sociedade. Ajuda a cidade a ser melhor para o povo que vive nela e pela dignidade das pessoas”, afirmou o parlamentar.

O presidente do Crea, Joel Krüger, destacou a atuação forte do Senge em Maringá pela valorização profissional em parceria com o Crea. “Em Maringá conseguimos avançar na negociação salarial dos profissionais de engenharia na Prefeitura de Maringá. Na área das políticas públicas devemos criar a função de assessor técnico de engenharia e agronomia na Câmara de Vereadores, uma inovação importante que pode servir de exemplo ao nosso estado. Nossas ações estão alinhadas com o Senge. Temos uma verdadeira parceria de mão dupla”, disse.

Ulisses Kaniak salientou a importância da interação do Senge com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e com demais lideranças da sociedade organizada em favor da engenharia do bem coletivo e lembrou que a Regional de Maringá tem essa interação forte. “O papel do engenheiro não se limita a fazer cálculos, projetos ou fiscalizar. O nosso papel é fazer algo de bom para os cidadãos, não simplesmente um ícone, mas uma obra que tenha serventia para a sociedade. Continuamos essa luta juntos e contamos com todos da regional nessa caminhada”, afirmou.

Carlos Roberto Bittencourt citou o desenvolvimento alcançado pelo município de Maringá nos últimos anos e a necessidade da integração dos profissionais de engenharia para que esse crescimento seja sustentável. “Maringá é a âncora do desenvolvimento do nosso Estado no Noroeste paranaense. A cidade ocupa a 61ª posição no ranking nacional e a 12ª posição na região sul em termos de desenvolvimento. Sabemos que a engenharia é aliada do desenvolvimento. Mas o crescimento tem um custo e nos apresenta o desafio de manter a qualidade de vida da população. Não basta crescer, é preciso crescer de forma sustentável e ordenada. Não basta ter mais engenheiros empregados, é preciso que a remuneração seja justa e de acordo com o que prevê a lei. Essa é a bandeira do Senge”, disse o presidente. Para Bittencourt, engenheiros devem ser contratados como engenheiros, não como assistentes técnicos, como forma de tentar fugir da responsabilidade de cumprir o piso nacional de engenharia.

O diretor da regional Maringá, Samir Jorge, falou da participação ativa do sindicato nas questões afetas ao desenvolvimento local, na integração com a universidade e com movimentos sociais e da ação voluntária da diretoria nessas ações. Ao assumir o comando da regional na cidade polo do noroeste paranaense, Samir conclamou os engenheiros pela união de forças em defesa da engenharia e da população que mais precisa. “Temos muito trabalho. Nossas reivindicações sempre vão continuar. Quero desejar muita força à nossa diretoria. Estamos juntos nessa luta pela renovação da engenharia, pelo fortalecimento da política sindical e pela defesa de causas importantes em favor da sociedade”, finalizou.

Conheça a nova diretoria do Senge-PR em Maringá:

Diretor Regional – Engenheiro Civil Samir Jorge

Diretora Regional Adjunta Secretária – Engenheira Civil Sandra Mara Nepomucemo Cardoso

Diretor Regional Adjunto Financeiro – Engenheiro Agrônomo Angelo Libério Robertina

Diretores Adjuntos:

Engenheiro Eletricista Domingos Rigolon

Engenheiro Florestal Erni Limberger

Engenheiro Civil Ricardo Dias

Engenheiro Eletricista Sérgio Inácio Gomes

Engenheira de Produção Cristiane Galassi

Engenheiro Agrônomo Feliciano Luis Meza