Senge-PR: Sindicato convoca associados para encontro preparatório ao 10º Consenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na oportunidade serão eleitos os delegados ao Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros e apresentadas contribuições do Senge-PR para o evento

O Senge-PR convoca os engenheiros filiados ao sindicato, com mensalidade em dia, e membros do Senge Jovem a participar, nos dias 6 e 7 de junho (sexta e sábado), do encontro preparatório ao 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge).

No evento, que será realizado na sede do sindicato em Curitiba, serão eleitos 25 delegados e suplentes (com representatividade de todo o Estado), indicados seis estudantes de engenharia, que participarão do encontro nacional representando o Senge-PR.

Haverá palestras sobre as políticas agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável, com foco no Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e também dos projetos de inclusão sindical e formação política do Senge-PR, com ênfase no papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho.

Participarão do evento como palestrantes o professor de Economia e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, José Dari Krein; o engenheiro agrônomo e oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Carlos Antonio Biasi, o professor de Direito Constitucional e Agrário da PUC-PR, Carlos Marés e a diretora do Senge e representante do Sindicato no Coletivo de Mulheres da Fisenge, Mary Stela Bischof.

O 10º Consenge será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, em Búzios, no Rio de Janeiro. As discussões em âmbito regional do Senge-PR serão apresentadas no evento nacional. Políticas Agrária e Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável e Projetos de Inclusão Sindical e Formação Política, entre eles o Senge Jovem, serão os temas que o Senge-PR irá apresentar no Congresso.

Intitulado “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º Consenge irá tratar de dois temas centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho”.

A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 120 mil profissionais filiados aos sindicatos de engenharia representados pela Fisenge. Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro e contará com o apoio do Departamento Intersindical e Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Programação:

Dia 06/06 (sexta)
13h30 – Abertura.
14h – Apresentação e discussão das propostas para O Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e Subtemas Energia e desenvolvimento – setor elétrico, petróleo e gás; Políticas públicas: saneamento e habitação e Infraestrutura de transporte, mobilidade urbana e telecomunicações.
16h – Coffebreak.
16h15 – Apresentação e discussão das propostas para O Papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho e Subtemas – Política sindical e suas interfaces; Ambiente de negociações realidade e perspectivas e Formação profissional.
19h – Encerramento do primeiro dia.

Dia 07.06.14 (sábado)
9h – Palestra sobre Política agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável.
Palestra com o Oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Engenheiro Agrônomo Carlos Antonio Biasi.
10h30 – Grupos de trabalho
12h30 – Almoço.
13h30 – Palestra sobre Projetos de inclusão sindical e formação política.
Palestra com o economista e professor da Unicamp, Dari Krein.
Palestra sobre o Senge Jovem
Palestra com representante do Senge-PR no Coletivo de Mulheres da Fisenge – Eng. Agrônoma Mary Stela Bischof.
15h – Grupos de trabalho.
16h – Plenária para sistematização das propostas.
17h – Eleição dos delegados e suplentes.
18h – Encerramento.