Na oportunidade serão eleitos os delegados ao Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros e apresentadas contribuições do Senge-PR para o evento
O Senge-PR convoca os engenheiros filiados ao sindicato, com mensalidade em dia, e membros do Senge Jovem a participar, nos dias 6 e 7 de junho (sexta e sábado), do encontro preparatório ao 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge).
No evento, que será realizado na sede do sindicato em Curitiba, serão eleitos 25 delegados e suplentes (com representatividade de todo o Estado), indicados seis estudantes de engenharia, que participarão do encontro nacional representando o Senge-PR.
Haverá palestras sobre as políticas agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável, com foco no Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e também dos projetos de inclusão sindical e formação política do Senge-PR, com ênfase no papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho.
Participarão do evento como palestrantes o professor de Economia e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, José Dari Krein; o engenheiro agrônomo e oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Carlos Antonio Biasi, o professor de Direito Constitucional e Agrário da PUC-PR, Carlos Marés e a diretora do Senge e representante do Sindicato no Coletivo de Mulheres da Fisenge, Mary Stela Bischof.
O 10º Consenge será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, em Búzios, no Rio de Janeiro. As discussões em âmbito regional do Senge-PR serão apresentadas no evento nacional. Políticas Agrária e Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável e Projetos de Inclusão Sindical e Formação Política, entre eles o Senge Jovem, serão os temas que o Senge-PR irá apresentar no Congresso.
Intitulado “Um projeto de nação para o Brasil”, o 10º Consenge irá tratar de dois temas centrais: “O papel do Estado brasileiro no desenvolvimento nacional” e “O papel do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho”.
A expectativa é de que cerca de 300 engenheiros participem como delegados, representando mais de 120 mil profissionais filiados aos sindicatos de engenharia representados pela Fisenge. Esta é a segunda edição realizada no Rio de Janeiro e contará com o apoio do Departamento Intersindical e Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Programação:
Dia 06/06 (sexta)
13h30 – Abertura.
14h – Apresentação e discussão das propostas para O Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e Subtemas Energia e desenvolvimento – setor elétrico, petróleo e gás; Políticas públicas: saneamento e habitação e Infraestrutura de transporte, mobilidade urbana e telecomunicações.
16h – Coffebreak.
16h15 – Apresentação e discussão das propostas para O Papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho e Subtemas – Política sindical e suas interfaces; Ambiente de negociações realidade e perspectivas e Formação profissional.
19h – Encerramento do primeiro dia.
Dia 07.06.14 (sábado)
9h – Palestra sobre Política agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável.
Palestra com o Oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Engenheiro Agrônomo Carlos Antonio Biasi.
10h30 – Grupos de trabalho
12h30 – Almoço.
13h30 – Palestra sobre Projetos de inclusão sindical e formação política.
Palestra com o economista e professor da Unicamp, Dari Krein.
Palestra sobre o Senge Jovem
Palestra com representante do Senge-PR no Coletivo de Mulheres da Fisenge – Eng. Agrônoma Mary Stela Bischof.
15h – Grupos de trabalho.
16h – Plenária para sistematização das propostas.
17h – Eleição dos delegados e suplentes.
18h – Encerramento.