Senge-PR publica revista sobre segurança hídrica

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O esvaziamento do Sistema Cantareira, que abastece 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo acendeu a luz de alerta nos estados vizinhos sobre a necessidade da Segurança Hídrica. No Paraná, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), definiu pela criação de um grupo de trabalho multidisciplinar, com a participação do Senge-PR e demais entidades de engenharia e de recursos hídricos, para a produção de plano estratégico para a área.
Por outro lado, há anos a Comunidade Científica vem alertando sobre riscos da falta de planejamento para o setor, apresentando sugestões aos governos e à sociedade organizada tendo a segurança hídrica como uma das pautas para a sustentabilidade. O documento “Segurança Hídrica para um Planeta Sob Pressão – Transição para a sustentabilidade: desafios interligados e soluções”, levado à Rio + 20, e produzido com a participação de cientistas brasileiros, é um exemplo da atuação da Comunidade Científica para a área.

Confira na terceira edição da Revista Diferencial, publicação do Senge-PR, reportagem sobre a criação do grupo organizado pela Sema e uma entrevista com Dr. Fabiano Scarpa, pesquisador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre/INPE e responsável pela revisão científica do documento apresentado à Rio + 20.A nova edição da publicação do Senge-PR traz também outros temas, como a decisão do Tribunal Regional Federal de que os trabalhos de assistência e responsabilidade técnica de empresas de comercialização e armazenamento de agrotóxicos só podem ser feitos por engenheiros agrônomos.

Leia a versão digital AQUI

 

Fonte: Senge-PR