Senge-PR: Profissionais da Itaipu aprovam proposta de ACT

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Assembleia no dia 12 deliberou sobre o acordo coletivo

Assembleia deliberou sobre proposta da Itaipu

Ontem, 12 de novembro de 2019, foi realizada em Foz do Iguaçu a AGE do SENGE referente ao ACT de Itaipu. A proposta foi aprovada.

Na AGE foi feito um relato do andamento das negociações e os notórios episódios eivados de manobras e casuísmos, que marcaram esta campanha. A sensação é de vitória com sabor de derrota e ao mesmo tempo de derrota com sabor de vitória. Inaugurou-se uma fase em que os Sindicatos não escolhem as cláusulas vigentes no ACT que serão suprimidas a titulo de negociação. A empresa as sequestra. É algo como o sujeito é proprietário de um carro, e alguém lhe fala: “Você vai vender o seu carro, e eu estipulo o preço que vou pagar”. Independente do interesse do proprietário, o carro é vendido. Nesse caso, melhor definido como sequestrado.

Eram várias as cláusulas que estavam sendo sequestradas. A ação dos Sindicatos resgatou quase todas, o que significa importante vitória. Mas, o conceito de direito ao sequestro foi imposto pela Itaipu, o que significa um retrocesso inescrupuloso e uma alerta no horizonte de futuras renovações de ACT.

Às 21h11m de ontem, com algumas assembleias em andamento, ou recém-encerradas, foi publicada uma matéria no Jornal Eletrônico de Itaipu – JIE. Ali está escrito: “Nossa gente está entendendo de forma clara o momento especial de mudanças que o País está passando. E ninguém pode se furtar disso. Cada um é partícipe dessa transformação e precisa dar a sua contribuição.”

E mais adiante, um “mimo”: Somos o melhor time do mundo!

Como o melhor time, tivemos que lutar com muita garra para minimizarmos o prejuízo objetivo e direto da proposta inicial de Itaipu e rejeitá-la. Estamos “entendendo goela a baixo” e dando “nossa contribuição contra nossa vontade” diante de um cenário de profunda crise social, econômica e política, com retrocessos de conquistas históricas e péssimos reflexos aos interesses dos trabalhadores, tais como os decorrentes da reforma trabalhista e reforma da previdência, agora trazidos ao ACT. Na matéria do jornal isso é uma vitória. Para quem?

Luta que segue.

 

Fonte: Senge-RJ