Senge-PR: Presidente do Senge-PR é eleito para a diretoria da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Ulisses Kaniak, foi eleito para compor a diretoria da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) no triênio 2013-2016. Kaniak foi escolhido para integrar o Conselho Deliberativo da entidade para os Estados do Paraná e Santa Catarina, durante o Congresso Nacional dos Participantes da Anapar e Assembleia anual da entidade, realizados em Vitória (ES), no último fim de semana.

A Anapar é a primeira e única representante, no Brasil, dos associados a entidades de previdência complementar. Foi fundada no dia 24 de maio de 2001, em congresso nacional realizado em Belo Horizonte (MG), com a participação de cerca de 1.000 delegados representando quase todas as unidades de federação e mais de 110 fundos de pensão diferentes, vinculados às mais diversas categorias profissionais.

A entidade nasceu da necessidade de unificar a luta de todos os participantes dos fundos de pensão brasileiros, ativos e aposentados, vinculados aos fundos fechados ou abertos, sejam eles patrocinados por empresas públicas ou privadas, ou pelos governos federal, estadual e municipal.

O objetivo da Anapar é representar e defender os interesses dos participantes de fundos de pensão junto aos poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, junto às empresas patrocinadoras e às entidades de previdência. Está habilitada, inclusive, a representar judicialmente seus associados.

A Anapar também representa os participantes de fundos de pensão no Conselho de Gestão da Previdência Complementar, órgão vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social cuja função é regular e regulamentar o funcionamento das entidades de previdência complementar.

Democratização – Uma das missões da Anapar é a luta pela democratização dos fundos de pensão. A entidade defende que os participantes elejam, pelo voto direto, seus representantes para a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, de maneira a compartilhar o controle dos fundos com as empresas patrocinadoras. Além disso, investe na formação dos dirigentes eleitos, para que eles representem com a máxima eficácia o interesse dos participantes.

A filiação à Anapar é individual. Para se associar, o único requisito é ser participante ou beneficiário de qualquer fundo de pensão. Os órgãos de gestão da Anapar são: uma diretoria executiva de treze membros, um conselho fiscal de três membros e respectivos suplentes, e um conselho deliberativo de vinte e quatro membros e respectivos suplentes. Esses conselheiros deliberativos assumem, também, a função de representantes regionais da entidade.