Senge-PR participa de seminário da APP Sindicato sobre assédio moral, condições de trabalho e adoecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 26 e 27 de maio, assédio moral, condições de trabalho e adoecimento serão temas de seminário realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), com apoio e participação do Senge-PR.

A atividade tem como objetivo aprofundar o debate em torno do assédio moral, passando pela definição do conceito, pelas formas de identificação, encaminhamentos e também pela prevenção.

Carlos Roberto Bittencourt, presidente do Senge, participa da mesa de abertura do encontro, ao lado de Hermes Silva Leão, presidente da APP, da Dra. Margareth Mattos, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Paraná, e Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador do Ministério Público do Paraná. Já Eduardo Faria Silva, assessor do Senge e coordenador da Pós de Direito Constitucional e Democracia da Universidade Positivo, e João Luiz Arzeno da Silva, especialista em Direito Administrativo que assessora o sindicato, farão palestra ao longo da programação.

A ação ocorre no auditório da sede da APP-Sindicato em Curitiba, Avenida Iguaçu, nº 880, no Bairro Rebouças.

Programação

Dia 26/05/17 – (sexta-feira)

8h00 – Credenciamento

8h30 – Apresentação Áudio Visual

9h00 – Mesa de Abertura – Hermes Silva Leão (Presidente da APP-Sindicato), Carlos Roberto Bittencourt (Presidente – Sindicato dos Engenheiros do Pr.-SENGE), Dr. Olympio, Dra. Margareth Mattos.

09h30 – Assédio Moral – Conceito e Aspectos Legais

Palestrante: Eduardo Faria Silva – Advogado do (Sindicato dos Engenheiros do Pr.-SENGE) e Coordenador da Pós de Direito Constitucional e Democracia da Universidade Positivo.

10h10 – Sob Pressão – O Cotidiano da Escola

Palestrante: Juçara Maria Dutra Vieira, professora aposentada da rede pública do Rio Grande do Sul, doutora em educação pela Universidade de Brasília (2012). Ocupa-se, especialmente, das temáticas: valorização dos trabalhadores em educação; formação e carreira dos profissionais da educação; organização sindical; questões de gênero e políticas públicas para a educação.

11h00 – Debate

12h00 – Almoço

13h30 – Saúde e Trabalho

Palestrantes: Paulo de Oliveira Perna, professor assistente da Universidade Federal do Paraná no Setor de Ciências da Saúde- Departamento de Enfermagem e docente em cursos de especialização e residências da UFPR – Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1981) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Principais temas na área de Saúde Coletiva-Política Pública de Saúde, Estado e Sociedade, Saúde do Trabalhador, Controle Social e membro do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva”-UFPR.

14h00 – Exposição de Experiências

Palestrantes: Paulo de Oliveira Perna (UFPR-NESC), Dr. João Luiz Arzeno da Silva – Especialista em Direito Administrativo – (SENGE), Dra Jane Salvador de Bueno Gizzi – Advogada do (Instituto de Defesa da Classe Trabalhadora – DECLATRA) Graduada em Direito em 1995 e pós-graduada pela Escola Superior de Magistratura do Paraná e em Direito Processual Civil pelo IBEJ, com mestrado em Direito pela (PUC-Pr) e especialista no tema Assédio Moral, Mário Sérgio (Diretor APP-Sindicato).

16h00 – Debates

18h00 – Confraternização

Dia 27/05/17 – (sábado)

8h30 – Apresentação do resultado do projeto de pesquisa “Identificação dos Processos Críticos Protetores e Destrutivos da Saúde dos Professores da Secretaria de Estado da Educação do Paraná”

Palestrante: Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque, professor da Universidade Federal do Paraná. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2001), doutorado em educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Participa do grupo de pesquisa NESC, na linha de pesquisa “Economia Política de Saúde”. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Coletiva. Principais temas de estudo: determinação social do processo saúde doença, condições de vida e saúde, saúde e educação na sociedade capitalista, saúde do trabalhador e organização de sistemas e serviços de saúde.

10h00 – Oficinas – Elaboração da Matriz de Processos Críticos da Saúde dos Professores

13h00 – Almoço

14h00 – Plenária – Matriz de Processos Críticos da Saúde dos Professores

15h00 – Debate dos encaminhamentos gerais

17h00 – Encerramento