Senge-PR participa de debate sobre a Dívida Pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em 2015, o Brasil pagou o equivalente a R$ 2,3 bilhões por dia em juros da dívida. O tema será tratado na quinta, na UFPR, em debate aberto por Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da organização Auditoria Cidadã da Dívida, com a participação do vice-presidente do Senge-PR, Valter Fanini e João Pedro Casarotto, da Febrafite

O Sistema da Dívida Pública – Impactos sobre a Educação e o Desenvolvimento do Brasil será o tema central de palestras na quinta-feira, 12 de maio, a partir das 9h30, no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

O evento será aberto por Maria Lucia Fattorelli, coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida e terá palestras do vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge-PR), engenheiro Civil e mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR, Valter Fanini, e do especialista em dívida pública e integrante da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), João Pedro Casarotto.

“Vamos abordar a verdadeira origem e os reflexos da dívida pública que, na verdade, nada tem a ver com os gastos correntes da União. Essa dívida acumulada é fruto do efeito da cobrança de juros extorsivos por parte do sistema financeiro dentro de um processo que teve origem nas décadas de 70 e 80”, observa o vice-presidente do Senge-PR, Valter Fanini.

Em 2015, até 31 de dezembro, a dívida pública brasileira consumiu R$ 962 bilhões, equivalentes a 42% do gasto federal, segundo aponta a organização Auditoria Cidadã da Dívida (http://www.auditoriacidada.org.br/), que divulga dados oficiais sobre o uso do dinheiro público para pagamento da dívida. A coordenadora da entidade, Maria Lucia Fattorelli, foi auditora da Receita Federal de 1982 a 2010, integrou a Comissão de Auditoria Integral da Dívida Pública (CAIC) no Equador em 2007-2008; participou ativamente nos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a dívida) realizada no Brasil e, em 2015, a convite do parlamento da Grécia, fez parte do Comitê pela Auditoria da Dívida Grega.

A organização das palestras é do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS) com o suporte do Núcleo de Auditoria Cidadã Paraná, do Instituto Reage Brasil, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) e do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.

Data: 12 de maio de 2016, quinta-feira
Horário: 9h30
Local: Sala de videoconferência da UFPR (Campus Centro) – Praça Santos Andrade, nº 50, 3º andar

Fonte: Senge-PR