Senge-PR: Paraná tem sobra de caixa e pode pagar o funcionalismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em prestação de contas, secretário da Fazenda Renê Garcia Júnior admite caixa, mas não se compromete com reajuste.

Audiência Pública – 1º Quadrimestre SEFA – Renê Garcia Junior. Foto: Dálie Felberg/Alep

O secretário da Fazenda Renê Garcia Júnior fez a prestação de contas do primeiro quadrimestre do governo Ratinho Júnior (PSD). Ao expor os dados públicos, ele teve que admitir que o Paraná tem sobra de caixa. No entanto, não quis se comprometer com pelo menos a reposição da inflação nos últimos doze meses. O secretário se agarrou a especulação financeira para dizer que a projeção do mercado é de crescimento lento. A apresentação foi acompanhada por servidores públicos estaduais que ocuparam as galerias e reivindicaram”data-base já”.

De acordo com a Assembleia Legislativa, “o secretário afirmou que “a situação do Paraná é confortável em relação aos demais estados da Federação”, mas isso não descarta um contingenciamento de recursos para os servidores públicos: “medidas de controle de corte de despesas serão necessárias”.

Os dados apresentados pelo governo estadual apontam para o incremento de R$ 1 bilhão na arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação ao mesmo período de 2018, sinalizando 2,5% a mais. Mesmo assim, a receita total registrou queda real de 4,86% (não computada a inflação).

O governo argumenta que os gastos com pessoal na “folha de pagamento do Poder Executivo equivale a 45,17% do orçamento, acima do limite de alerta, porém abaixo do limite prudencial previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O FES já mostrou que reajustes já foram concedidos mesmo com os alertas do Tribunal de Contas.

“NA PROPAGANDA DA TELEVISÃO E NOS PORTAIS, O PARANÁ ESTÁ UMA MARAVILHA. NÃO VAMOS ACEITAR (RETIRADA DE DIREITOS) E VAMOS TIRAR UMA DATA PARA AS CATEGORIAS DECIDIREM SOBRE UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO. ESSE É O RECADO QUE QUEREMOS PASSAR AO GOVERNO”, DISSE A INTEGRANTE DA COORDENAÇÃO DO FES, MARLEI FERNANDES.

As lideranças sindicais sustentam que a administração estadual tem condições para pagar os 4,94% referentes a inflação dos últimos 12 meses e negociar os atrasados, sem riscos para a saúde financeira do estado. “Já superamos o debate técnico e o estudos dos números. Agora a decisão é política e o pagamento da data-base só depende do governador”, destaca Marlei.

Audiência Pública – 1º Quadrimestre SEFA. Foto: Dálie Felberg/Alep

Os deputados de oposição adotam o mesmo discurso. O líder da bancada, deputado Professor Lemos, defendeu o pagamento imediato da data-base. Ele destacou que o Poder Executivo registrou aumento na arrecadação no primeiro quadrimestre de 2019 nas três principais fontes arrecadadoras, ICMS, FPE e IPVA.

“Estas três fontes representam mais de 70% da arrecadação do Estado. Precisamos da ajuda da SEFA para que o governo faça a reposição inflacionária, sob o risco da situação ficar insustentável. Inúmeras categorias já entraram em estado de greve. Precisamos trabalhar juntos para encontrar uma solução para a data-base, pois o pior cenário é a greve”, alertou.

Já o deputado Requião Filho disse que o governo tem condições de pagar o reajuste. Ainda mais se mexer no Fundo de Participação dos Estados. “Alegam não ter dinheiro para pagar a data-base e este corte de repasses do FPE aos poderes representa dinheiro de verdade que, se bem aplicado, vai fazer a diferença com a possibilidade de investimentos em saúde, educação, segurança etc. Além disso, a economia deste repasse pode representar até meio bilhão de reais por ano nas contas do Governo”, calculou.

——–

VIA: SENGE-PR / Por Porem.net com assessorias