Senge-PR: Palestra sobre a carreira de engenheiro abre intensivo Senge Jovem

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Me formei em engenharia. E agora? Por onde começar? Com quem posso contar?

A carreira de engenheiro e os encaminhamentos necessários para quem está entrando no mercado de trabalho foram os destaques da palestra que abriu nesta semana a Jornada Senge Jovem, intensivo de engenharia que o sindicato promove neste mês e até o início de agosto em Curitiba.

Ministrada pelo diretor do Senge-PR e engenheiro Civil da Infraero, Cleverson de Freitas, a aula de abertura reuniu 21 estudantes das mais diversas áreas de engenharia de quatro universidades com sede na capital (UFPR, PUCPR, Unicuritiba e Estácio).

“Foi um bom encontro para a troca de experiências. Eu, por exemplo, não tive a oportunidade de conversar com alguém a respeito da carreira logo que me formei. É importante ter orientação no princípio. Saber que não basta pegar o canudo para seguir na profissão”, ressaltou o palestrante.

O diretor do Senge-PR e engenheiro Civil da Infraero, Cleverson Freitas, abriu a série de palestras da Jornada Senge Jovem.

Na opinião de Cleverson Freitas, a capacitação permanente, com cursos especializações e estudos pós-formação é fundamental para ampliar a conquista de espaço no mercado de trabalho na área da engenharia. “Não está faltando engenheiro. Existem vagas e as empresas estão contratando. A orientação é a de que se capacitem no Brasil e se possível também no Exterior para atender às demandas presentes e futuras. A engenharia brasileira tem campo no mundo todo e a excelência dos profissionais daqui é reconhecida”.

Como entidades de suporte aos futuros profissionais, Freitas destacou a importância do papel do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná, cada qual exercendo a sua função. “O Crea-PR emite o registro profissional e habilita o engenheiro a atuar na área para a qual foi formado. O Conselho é muito importante como órgão fiscalizador na defesa da classe e da excelência do trabalho de engenharia, defendendo a sociedade de maus profissionais. Ao lado do Crea está o Senge-PR, com atuação fundamental no acompanhamento das relações de trabalho e na defesa dos direitos dos profissionais de todas as áreas da engenharia, entre esses direitos o do recebimento do salário mínimo profissional, definido por lei federal”.

Participaram da palestra de abertura da Jornada Senge Jovem, Afonso Konkel, estudante de engenharia Civil; Alan Francisco Souza, estudante de engenharia Elétrica; Aryane Caroline Haubert, de engenharia Civil; Camila Woldam Clemente, de engenharia Civil; Cleverson Santos dos Passos, de engenharia Elétrica; Eduardo Veronese, estudante de engenharia Civil; Ellen Cristina de Oliveira Almeida; estudante de engenharia Ambiental; Gustavo Somavilla Nunes, de engenharia Civil; Jeane Furquim Rodrigues, de engenharia Civil; Jéssica França Carvalho, de engenharia Civil; João Pedro Lucca Furtado, de engenharia Química; Larissa Elieny Pepe da Silva, de engenharia Civil; Letícia Partala, estudante de Química; Luís Gustavo Cervi Araújo, de engenharia Civil; Luiz Gustavo Alves da Silva, de engenharia Civil; Luiz Victor Azevedo, de engenharia Civil; Matheus Vidal do Prado, de engenharia Ambiental; Natanael de Oliveira dos Santos, de Engenharia Florestal; Orion Prates, estudante de engenharia Civil; Paola Angelina Flecha Braschi, de engenharia Civil e Ronaldo A. dos Reis Jr., estudante de engenharia Elétrica.

As palestras do intensivo do Senge Jovem serão realizadas todas as quartas-feiras do mês de julho e no dia 5 de agosto, às 19 horas, no auditório da sede do Senge-PR em Curitiba, na Rua Marechal Deodoro, 630, 22.º andar.

Confira abaixo a programação:

15/7/2015 – Proteção de Equipamentos Eletrônicos Sensíveis Contra Descargas Atmosféricas, Fernando Nunes Patrício, engenheiro eletricista aposentado pela empresa OI

22/7/2015 – O Papel da Engenharia nas Políticas Públicas de Inclusão Social, Mary Stela Bischof, engenheira agrônoma da Emater

29/7/2015 – Política Agrária , Enfoque Prático e Mercado de Trabalho, Orlando Lisboa, engenheiro agrônomo aposentado do Banco do Brasil.

5/8/2015 – Engenharia Solidária, inovação tecnológica e o Papel dos Engenheiros e Engenheiras em favor da soberania nacional – Cícero Martins Júnior, engenheiro civil da Copel e coordenador do Senge Jovem.

Fonte: Senge-PR