Senge-PR: Metrô de Curitiba deve integrar política urbana que não onere a população

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O presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Ulisses Kaniak, defende que o projeto do metrô de Curitiba induza a aplicação de uma política urbana de integração da cidade pelo transporte que não onere os cidadãos. “Há décadas Curitiba não aplica soluções de mobilidade que auxiliem a população. O modelo atual está saturado e não há opções de transporte, o que paralisa o trânsito e a cidade como um todo. Mais importante se o metrô é bonito ou não, barato ou caro, é tratar do projeto como uma questão de política urbana, com tarifa justa, que atenda às necessidades dos cidadãos”, afirmou, na manhã desta quarta-feira (26), na abertura do seminário “Metrô em Curitiba – Contribuições da Engenharia”, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

No evento, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Kaniak ressaltou ainda a importância do investimento no transporte, como serviço essencial e da participação das entidades de classe no suporte ao projeto de transporte de alta capacidade. “O metrô não é uma questão da redução de 20 ou 25 centavos na tarifa, mas uma questão de engenharia”, destacou o presidente do Senge-PR ao lembrar das manifestações populares realizadas em todo o país em torno da qualidade do transporte público.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, engenheiro civil Luiz Capraro, também destacou a pertinência do debate em torno do metrô curitibano tendo em vista os pleitos nacionais pela mobilidade sustentável.

Ricardo Bertin, coordenador do curso de Engenharia Civil da PUC PR, disse que as manifestações mostram que o diálogo democrático é necessário. “Estamos aqui para exercer o debate e dar voz à sociedade”, completou.

O presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Cassio José Ribas Macedo, ressaltou que a participação das entidades de classe no debate sobre o metrô são necessárias para tornar transparentes os ônus e bônus de uma obra deste porte. “Sabemos que durante o período de execução haverá ônus para a população e esperamos que o impacto seja o menor possível. Por isso será necessária a aplicação dos melhores métodos construtivos que garantam a qualidade, eficiência e não penalizem os cidadãos”.

Participaram da abertura do evento, o presidente do Senge-PR, Ulisses Kaniak, o presidente do Crea-PR e secretário de Trânsito de Curitiba, Joel Krüger, o presidente do IEP, Cassio José Ribas Macedo, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-PR, Luiz Capraro e o vice-presidente do Sinduscon-PR, Eugênio Ghisi.

O seminário “Metrô em Curitiba – Contribuições da Engenharia”, tem o objetivo de oferecer mais subsídios e colaborar de forma técnica com soluções que possam ampliar o debate sobre a implantação do sistema de transporte de alta capacidade na capital paranaense. Durante toda esta quarta-feira especialistas tratam do tema no encontro realizado no auditório da Biblioteca da PUCPR.

Confira a programação do evento

 

Serviço

Seminário: O METRÔ EM CURITIBA: CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA

Promoção: SENGE-PR, IEP, CREA-PR. Apoio: PUC, Sinduscon e Abenc

Data: 26 de junho – Das 8h às 16h

Local: Auditório da Biblioteca da PUCPR

Programação

8h – Mesa de abertura

8h30 – Matriz de decisão para a escolha do processo construtivo de túneis para corredores metroviários. Engenheiro Civil Vinicius Bernardino Travagin – Professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo

9h10 – Métodos construtivos de túneis metroviários: a experiência do Metro de São Paulo: Geólogo Hugo Cassio Rocha – Chefe de Projetos Civis do Metrô de São Paulo

10h – debates

10h40 – Revendo o projeto do metrô em Curitiba: novo cronograma de implantação: Economista Fábio Dória Scatolin, Secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba

11h30- Debates

14h – A Parceria Público Privada (PPP), como alternativa para a implantação do Metrô Curitibano. Arquiteto e Urbanista Leonardo Melhorato Grilo

15h – Debates

16h – Encerramento