Senge-PR lança livro em cerimônia pelo Dia do Engenheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Publicação que marca os 80 anos do Sindicato foi apresentada em evento que reuniu perto de 400 pessoas no Círculo Militar do Paraná.

11 de dezembro de 2015 foi uma data especial para o Senge-PR, não apenas pela celebração do Dia do Engenheiro, mas pelo lançamento da publicação que marca a história dos 80 anos da entidade que representa os profissionais de engenharia em solo paranaense. O evento, realizado, no Círculo Militar do Paraná, reuniu associados e parceiros do sindicato numa grande confraternização. A cerimônia foi aberta pelo diretor-financeiro do Senge-PR, engenheiro eletricista Leandro Grassmann. “O Dia do Engenheiro é uma homenagem a cada um de nós que fez do estudo da técnica a opção para melhorar a vida da coletividade”, disse. Grasmann lembrou que a data é comemorada há 82 anos, desde que foi instituído o Dia do Engenheiro pelo do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933, que regulamentou e oficializou as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. “No Paraná há 45 mil profissionais de engenharia registrados no Conselho Regional de Agronomia e Engenharia. E o Senge é a entidade que representa as engenheiras e engenheiros na defesa dos seus direitos e pela valorização das suas carreiras”, completou o diretor.

Ao falar em nome das engenheiras, a diretora-secretária do sindicato, engenheira Civil Angela Doubek, apontou o crescimento da participação feminina no mercado de engenharia e disse da importância do trabalho do Senge-PR pela igualdade de direitos e de oportunidades, independentemente do gênero. “A igualdade de direitos não é uma questão de gênero, mas de justiça”.

No Dia do Engenheiro, Bittencourt apresentou o livro: “Senge Paraná, 80 anos em construção coletiva”, a primeira publicação a contar a história da entidade.

Já o presidente do Sindicato, engenheiro Agrônomo, Carlos Roberto Bittencourt, salientou em seu discurso o empenho do Sindicato dos Engenheiros do Paraná na defesa dos profissionais que representa em qualquer tempo e situação. “Na condição de entidade de classe de reputação sólida, construída ao longo de 80 anos, o Senge continua firme no trabalho pelos profissionais de engenharia e na defesa do interesse público para que o nosso Estado e o nosso País sigam em frente e ultrapassem esse período turbulento”. No Dia do Engenheiro, Bittencourt apresentou o livro: “Senge Paraná, 80 anos em construção coletiva”, a primeira publicação a contar a história da entidade.

Bittencourt destacou ainda a importância do primeiro livro que conta a história do sindicato. “É para reforçar ainda mais união em torno da profissão de engenheiro que lançamos nesta noite o livro que conta a história da engenharia paranaense da qual faz parte o nosso sindicato. Uma obra com título: Senge Paraná, 80 anos em construção coletiva. É uma feliz coincidência podermos lançar o primeiro livro da história do Senge justamente no Dia do Engenheiro. Uma publicação construída com empenho de historiadores e jornalistas que nos ajudaram a organizar o conteúdo da nossa história e a transformá-lo num livro”.

“Senge-Paraná – 80 anos em Construção Coletiva” é uma publicação inédita do Sindicato dos Engenheiros. A coordenação editorial do livro é de Antonia Schwinden que responde pelos textos juntamente com o jornalista Rodrigo Apolloni. O projeto gráfico é de autoria da designer Glauce Nakamura. Pelo trabalho de pesquisa respondem Luciana Apolloni Santana e Liris Weinhardt, tendo como assistente editorial Thaíssa Falcão. O livro traça a linha histórica da engenharia no Brasil, em especial no Paraná, processo do qual o Senge tem participação ativa há oito décadas. Fundado em 6 de abril de 1935, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná é a quarta entidade de classe mais antiga do país na representação de profissionais de engenharia.

Veja mais fotos da cerimônia. Clique aqui!

A diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), eleita para o triênio 2014-17, na foto oficial do jantar pelo Dia do Engenheiro em 2015.