Senge-PR: Imprensa destaca pesquisa que aponta falta de engenheiros nos quadros municipais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os municípios paranaenses correm o risco de perder recursos federais destinados a novos projetos de mobilidade urbana devido a falta de apresentação de planos para a área, é o que aponta a reportagem da gazeta do Povo, publicada neste domingo (24). Segundo o jornal, desde abril o plano de mobilidade passou a ser obrigatório para a liberação de verbas via Orçamento Geral da União (OGU).

A falta do plano em parte é reforçada pelo déficit de engenheiros civis nos quadros municipais. Conforme o levantamento do Senge-PR e Dieese, presente da reportagem, 46% das cidades tem apenas um ou nenhum engenheiro no serviço público.

Outro agravante com a falta de profissionais de engenharia é a utilização de planos contratados de assessorias externas que não são adequados à necessidade do município. “É importante que todos tenham planos. Mas precisa de gente para cuidar do assunto. não podemos ter pranchas padrão onde só mudam o nome da cidade. Precisa ser algo sério”, alerta o presidente do Ippuc, Sérgio Pires, na reportagem da Gazeta do Povo.

Leia mais AQUI