Senge-PR: Giro das Regionais: Em Foz, debate sobre reforma da previdência ocorre após análise de relatório

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Discussão foca os regimes próprios de previdência.

Deputado analisam relatório da reforma da previdência. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

FOZ DO IGUAÇU | A Regional do Senge-PR de Foz do Iguaçu é uma das entidades que está organizando um debate sobre a Reforma da Previdência. A discussão ocorre no mesmo dia que está prevista a votação do parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB) na comissão especial sobre o assunto, no dia 27 de junho. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM/RJ) projeta a votação em plenário dentro da primeira quinzena de julho, mesmo diante de polêmicas. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que não se esforçará para incluir estados e municípios no projeto da PEC 6/2019, que foi alterado na Câmara dos Deputados.

Em Foz do Iguaçu, a discussão sobre a previdência reúne pelo menos onze entidades. Entre elas, o Senge-PR. O encontro será com o professor Otoni Gonçalves Guimarães. Ele é ex-auditor fiscal da Receita Federal, trabalhou no Ministério da Previdência Social, tendo ocupado o cargo de Coordenador Geral de Auditoria. Otoni também é autor do livro “A contabilidade na gestão de regimes próprios de Previdência Social”. Clique aqui para ver.

A obra discute o regime de previdência que contempla os servidores públicos titulares de cargos efetivos civis da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme previsto no art. 40 da Constituição Federal/1988, e os militares dos Estados e do Distrito Federal, conforme previsto na Lei nº 9.717/1998.

O tema ganha importância na medida em que o presidente Jair Bolsonaro disse que não vai se empenhar para incluir estados e municípios na reforma. De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, governadores e prefeitos devem agir por conta própria.

Votação

A expectativa é que a análise do parecer comece nesta terça-feira (25), a partir das 09h00 e que a votação do relatório ocorra até o dia 27, data da palestra. Até agora 78 parlamentares estão inscritos para falar. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia quer a votação na primeira quinzena de julho. “Gostaria de ter o apoio de todos os governadores. O fortalecimento da relação do Parlamento com a federação é fundamental, é uma demonstração de maturidade de todos os lados e de todos os partidos”, destacou Maia ao site da Câmara.

reforma_previdencia_foz

Programe-se

Previdência e Reforma

Professor Otoni Gonçalves Guimarães

27 de junho | 19 horas

Auditório do SINEFI

Inscrições: (45) 9 9958-2759 ou atendimento@sinefi.org.br

 
Fonte: Senge-PR