Senge-PR: Engenheiros de Itaipu votam pelo dissídio coletivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Decisão se deu após exaustiva tentativa de negociação sem a obtenção de sucesso junto à empresa. Defesa é pela correção da tabela salarial de forma que haja a isonomia com a dos trabalhadores da empresa do lado paraguaio.

Por ampla maioria, com o voto de 101 de 103 presentes em assembleia realizada nesta quinta-feira, 8 de outubro, em Foz do Iguaçu, os engenheiros de Itaipu deliberaram pelo encaminhamento de dissídio coletivo ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para discussão da correção da tabela salarial de forma que haja a isonomia com a dos trabalhadores da empresa do lado paraguaio.

Decisão pelo dissídio e continuidade da greve foi da maioria dos trabalhadores.

A decisão se deu após exaustiva tentativa de negociação sem a obtenção de sucesso, já que a empresa apresentou aos funcionários proposta de tabela salarial que mantém distorções entre os trabalhadores dos dois países. “Até o momento a empresa não se propôs realmente a atender às reivindicações dos trabalhadores. Não houve diálogo. Todas as manifestações de Itaipu ficaram abaixo de qualquer expectativa e foram feitas por meio de comunicados por escrito. Defendemos que haja a correção estrutural nas tabelas salariais partindo do valor máximo atual”, afirma o diretor regional adjunto do Senge-PR em Foz do Iguaçu, Gilson Branco Garcia.

Defesa é pela a correção da tabela salarial de forma que haja a isonomia com a dos trabalhadores da empresa do lado paraguaio.

A decisão dos profissionais representados pelo Senge-PR segue a dos demais trabalhadores de Itaipu, todos em greve há mais de 20 dias, e que devem dar continuidade ao movimento paredista até que se conclua o encaminhamento e que haja manifestação da Justiça do Trabalho em relação ao pleito das categorias que atuam na empresa.

Fonte: Senge-PR