Senge-PR: Em defesa da democracia, da legalidade e da liberdade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em manifesto, a direção do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) defende o Estado Democrático de Direito e repudia todo tipo de ação, seja de cunho político, jurídico ou de qualquer natureza, que ponha em risco a democracia, a liberdade e os direitos conquistados a duras penas pelos brasileiros

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), entidade com 80 anos de história e trabalho em defesa dos profissionais de engenharia e em favor de políticas públicas para o amplo atendimento da sociedade paranaense e brasileira, defende a manutenção do Estado Democrático de Direito e se manifesta contrário a todo tipo de ação, seja ela de cunho político, jurídico ou de qualquer natureza, que ponha em risco a democracia, a liberdade e os direitos conquistados a duras penas pelos brasileiros.

Ao discutir, no âmbito de sua diretoria, a crise político-institucional na qual se encontra o País e também o Paraná, – com o encaminhamento da abertura de um processo de impeachment da presidente da República, e ainda, a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela investigação do governador do Estado, – o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná toma posição em favor da democracia e da legalidade.

Por nossa história e pelos princípios que defendemos, não admitiremos retrocessos que ponham em risco as conquistas da população brasileira que, por décadas, sofreu o amargor de viver sob um regime ditatorial.

O Senge-PR é defensor da Justiça, da transparência nas ações, e contrário à corrupção. O nosso sindicato apoia sim a investigação de atos ilícitos, a identificação de provas obtidas de forma legal e, a partir destas, a punição dos responsáveis por esses crimes, independentemente de quem sejam os autores. Ao mesmo tempo o Sindicato dos Engenheiros valoriza, sobretudo a liberdade no seu sentido mais amplo, e se opõe, portanto, a prejulgamentos e condenações sem que haja a comprovação de ilicitudes.

Os 21 anos da ditadura imposta sobre o povo brasileiro são um marco negativo em nossa história que não pode ser esquecido e muito menos repetido. Nós engenheiros, que pautamos nossos trabalhos profissionais pela racionalidade e pela profunda análise dos fatos, não podemos ser tragados por debates passionais e visões maniqueístas inflados por processos midiáticos que no passado tiveram imensa responsabilidade com a ruptura democrática em nosso país.

Numa República Democrática na qual vivemos não se pode admitir que, por um processo inquisitório de conotação política, seja encaminhada a destituição de um governante eleito pelo povo sem que pese contra ele a comprovação de crime de lesa-Pátria.

Da mesma forma, não é admissível que o Parlamento seja conduzido pelas decisões de um presidente da Câmara Federal denunciado por suspeita de corrupção. Muito menos ainda é plausível que a população brasileira seja refém de acordos políticos que afrontem a Justiça e a democracia e promovam a entrega, ao interesse egoísta e de terceiros, das riquezas do nosso País.

O Senge-PR confia nas decisões do Poder Judiciário pautadas na Constituição da República. Em defesa da sociedade organizada e dos profissionais de engenharia que representa, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná defenderá de forma permanente os princípios que regem a liberdade e a democracia. Nossa entidade mantém posição firme pela soberania nacional e contra as privatizações dos setores estratégicos hoje ameaçados como o do petróleo, da energia, do transporte e do saneamento. Condenamos também mudanças nocivas à legislação trabalhista que retirem direitos conquistados pelos trabalhadores.

Imbuído da missão dos profissionais de engenharia, de aplicar o conhecimento científico e técnico em favor da qualidade de vida dos cidadãos e da sustentabilidade de nossas cidades, dos nossos estados e do nosso País, o Senge-PR reforça o seu compromisso permanente com o desenvolvimento de forma a livrar o Brasil dessa paralisia gerada por uma crise de interesse político-partidário que tanto prejudica o nosso povo.

Curitiba, 4 de abril de 2016. Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR)