Senge-PR: Em assembleia, trabalhadores de Itaipu rejeitam proposta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Giro das Regionais: Empresa é comunicada hoje (21) da posição da categoria

FOZ | A direção da Itaipu Binacional foi informada hoje (21) da decisão dos funcionários de rejeitar a proposta feita pela para o acordo coletivo de trabalho. A decisão da categoria foi tomada no último dia 17 de outubro, em assembleia geral ordinária realizada na Associação dos Empregados da Itaipu.

A avaliação é de que a proposta da empresa feita após dois dias de negociações – 8 e 9 de outubro – se mostrou “duramente desvantajosa para nós. Embora utilizando exaustivamente os termos transparência e razoabilidade, as discussões foram marcadas com o estabelecimento do cenário que nos leva a um futuro transparentemente ruim, e nada razoável”.

A rejeição ocorreu após um amplo e aprofundado debate, com casa cheia, incluindo a presença de aposentados, que tiveram espaço para se manifestarem, porém, sem direito a voto. A proposta foi rejeitada por apresentar uma forte ameaça sobre a perenidade dos reajustes de reposição das perdas inflacionarias, além de apontar para outros vários retrocessos.

 A data-base dos engenheiros da Itaipu é 1o de novembro, embora esteja garantido pelo protocolo negocial, sua prorrogação de vigência até 30 de novembro.

Resultados de assembleias na Copel é apurado nesta quinta-feira

PARANÁ | Acontece nesta quinta-feira (24) a apuração dos votos referente a proposta feita pela Copel para o acordo coletivo de trabalho dos funcionários da empresa. A contagem de votos ocorre na Copel Km 3, em Curitiba. Entre os questionamentos está a possibilidade de uma paralisação no dia 6 de novembro. A proposta tem vigência de dois anos e, entre outros pontos, mexe no abono salarial e pretende adotar modelo de meritocracia.

 A Pauta de Negociação foi protocolada junto à Copel no dia 31 de julho e deveria ter sido encerrada no dia 30 de setembro. Mesmo com o atraso das negociações, a diretoria da Copel deu garantia que o acordo vai retroagir a 1 de outubro de 2019.

 :: Clique e confira a carta de garantia da Data-base

Curso no Senge-PR sobre Instações Elétricas

CURITIBA | Acontece de hoje até o dia 23 de outubro o curso “Coordenação de Proteção e Seletividade em Instalações Elétricas Industriais”. O Senge-PR é parceiro do evento com a Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas (APEE), a UniBrasil e a Engenheiros Associados (EA). O curso é voltado para profissionais que trabalham com projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos industriais, professores e estudantes de engenharia elétrica.

A formação será ministrada pelo engenheiro eletricista Victor Luiz Merlin, diretor Técnico da EA – Engenheiros Associados, atuante na área de proteção, qualidade de energia e comissionamento de sistemas elétricos industriais.

Senge-PR convoca associados para primeira etapa da Assembleia Geral Ordinária

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) convoca todos os seus associados em dia com a entidade para comparecerem à primeira etapa da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da categoria, que será realizada na segunda-feira, 28 de outubro, às 18h30 em primeira e 19h em segunda chamada, com sessões na sede e nas regionais do Sindicato.

Na pauta da AGO estão a fixação do valor das contribuições associativas e da contribuição sindical para 2020; Plano de Trabalho e previsão orçamentária para o ano seguinte; e eleição dos representantes regionais para a 2ª etapa da AGO.

 

Fonte: Senge-PR