Proposta apresentada pela empresa descumpre acordo sobre data-base; negociação continua
Conforme informado anteriormente, os sindicatos que representam os trabalhadores da COMPAGAS, SENGE-PR e SINDENEL, se reuniram no dia 17/07 com o escritório contratado pela empresa para a segunda reunião referente ao Acordo Coletivo de Trabalho 25/26 e data-base abril de 2025.
Foi apresentada a situação atual da empresa nos aspectos econômicos, recursos humanos e objetivos da empresa pós-privatização, destacando a meritocracia como diretriz na sua política de RH. Após a apresentação, a COMPAGAS apresentou sua contraproposta, considerada insuficiente e um retrocesso pelos sindicatos pelos seguintes pontos:
- – Descumprimento do acordo que garantia a data-base para o mês de abril: A proposta prevê o reajuste somente em dezembro. Com essa medida, serão oito meses de perda.
- – Concessão zero de reajuste aos salários pela inflação passada a um grupo de empregados, com clara discriminação de tratamento
- – Supressão de benefícios conquistados há muitos anos ao conjunto dos empregados (como a retirada da gratificação de férias)
- – Retirada de direitos aos eventuais novos empregados: Retirada do auxílio educação
- – Supressão de valor na complementação do auxílio-doença: Retirada do adicional de periculosidade
- – Alteração no regime de sobreaviso: Não explicaram quais seriam as mudanças, o que deixa dúvidas sobre quais seriam essas alterações
- – Alterações em procedimentos administrativos de jornada de trabalho
Buscando uma proposta melhor e o cumprimento da promessa da empresa, que no mês de maio havia concordado em garantir a data base dos trabalhadores para o primeiro dia de abril, os sindicatos SINDENEL e SENGE-PR, em reunião conjunta, contataram os prepostos contratados para realizar a negociação, de São Paulo, e solicitaram modificações e avanços na contraproposta da empresa, para que se possa formatar um documento de ACT justo e digno para todos os trabalhadores.
O escritório se comprometeu em levar a direção da COMPAGAS as ponderações apresentadas pelos sindicatos e, na sequência, promover uma nova rodada de negociação.
Para os empregados da COMPAGAS que já aguardaram todo esse tempo pedimos mais paciência e muita resiliência, pois o que se busca é a construção de uma melhor proposta ao conjunto de empregados.
SINDENEL – SENGE-PR
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES