Senge-PR e CREA-PR participam de reunião no MPT sobre a gestão de riscos no novo cenário da NR-01

O Senge-PR e o CREA-PR participaram, no dia 09/02, de uma reunião no Ministério Público do Trabalho para estreitar ações junto ao MPT sobre a atualização da NR-01, colocando o engenheiro de segurança no trabalho como central na gestão de riscos no novo cenário da norma regulamentadora.

Participaram da reunião o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Iros Reichmann Losso, o diretor do Senge-PR e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST), Eng. Seg. Trab. Verginio Luiz Stangherlin, os assessores do Crea-PR Edson Luiz Haluch e Dante Barletta e a assessora do Senge-PR, Elisabete Cripa.

Na conversa, o Engenheiro de Segurança no Trabalho, Verginio Luiz Stangherlin, colocou a preocupação com os dados recentes divulgados pelo Ministério da Previdência Social, que apontaram mais de 546 mil afastamentos concedidos por questões de saúde mental em 2025, representando um crescimento de 15% em relação a 2024 e colocando os transtornos mentais como uma das principais causas de afastamento no país (saiba mais). 

NR-01 é uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que que traz disposições gerais para gerenciamento de riscos ocupacionais, incluindo a identificação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho dentro das empresas.

Os representantes do CREA-PR e do Senge-PR sugeriram a criação de um grupo de trabalho para discutir o tema com a participação de profissionais e ações de conscientização sobre saúde mental e riscos psicossociais. Ficou combinada uma nova conversa, para dar andamento a essas ações, com a participação de todas as entidades presentes.

 

Fonte: Senge-PR
Imagens: Divulgação/Senge-PR