Senge-PR debate maior aproximação com a sociedade em reunião do Conselho Deliberativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato cada vez mais próximo da sociedade. Esta foi a tônica da reunião do Conselho Deliberativo do Senge-PR, realizada no último fim de semana.No encontro, os diretores trataram das ações do sindicato em todo o Estado, das negociações e paralisações recentes de engenheiros que ocorreram em empresas públicas como a Sanepar, Cohab Curitiba e Prefeitura de Maringá e assistiram à palestra “O Papel das Instituições no atual contexto de manifestações populares”, ministrada pelo cientista político da UFPR, Emerson Urizzi Cervi.

Em sua intervenção, Cervi destacou o processo que culminou com as manifestações populares realizadas em todo o país no mês de junho e falou os reflexos desse movimento. “Foi uma manifestação autônoma, com demandas difusas e interesse no respaldo midiático”, disse o palestrante. Para ele, o grande recado deixado pelo movimento popular é o do fim do monopólio da representação tradicional. “É necessário que as entidades se distanciem do Estado, entendam e participem das demandas apresentadas e, desta forma, se aproximem da sociedade”, recomendou.

O Senge-PR atua permanentemente nas negociações, acordos e convenções trabalhistas na defesa dos profissionais de engenharia, geologia, geografia e meteorologia e tem participação ativa em processos pela transparência das ações dos governos e em defesa da sociedade. Em Curitiba, é representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Urbanismo e integra a Comissão de Estudo da Tarifa do Transporte Coletivo que contribui com informações para a CPI do Transporte Coletivo de Curitiba. Em Maringá, integra o grupo de entidades de engenharia que elaborou o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) sobre Arborização Urbana.

Juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) o Senge-PR fez parte da Comissão Comissão Tripartite de Fiscalização do Pedágio – que reúne representantes do Governo do Estado, das Concessionárias de Rodovias e usuários do Anel de Integração.

Relatório produzido e divulgado pelo Senge-PR e Crea-PR com análises, considerações e recomendações ao governo do Estado, pertinentes ao estágio de execução dos contratos de concessão de rodovias no Paraná, servirá de subsídio à CPI do Pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná.

Fonte: Senge-PR