Senge-PR: CREA-PR participa do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O engenheiro eletricista Luiz Carlos Soares, assessor de assuntos estratégicos da presidência do CREA-PR, é um dos convidados do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, congresso que reúne, em Foz do Iguaçu, representantes de mais de 60 países, desde a última terça até esta sexta-feira, dia 1º.

Promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em conjunto com o Fórum Andaluz de Municípios pela Solidariedade Internacional (Famsi), a Itaipu Binacional e o Sebrae, o evento reúne perto de 4 mil pessoas, entre os quais 300 conferencistas, que debaterão em 44 plenárias diversos temas ligados ao desenvolvimento econômico local. Um dos principais objetivos do fórum é auxiliar na formulação de políticas públicas e fazer com que a temática proposta passe a fazer parte da pauta do governo e empresas que possam influenciar economicamente os rumos de uma localidade.

Soares, que é responsável pelo estudo em curso denominado “Paraná do Futuro”, considera a participação no Fórum de grande relevância por ser o desenvolvimento econômico local o foco das discussões. “No meu trabalho são considerados aspectos técnicos e socioeconômicos do Estado como um todo e, ainda, nos âmbitos municipais e regionais. Meu interesse no Forum ultrapassa o espaço meramente local. Pretendo observar o que está ocorrendo em outros países, e conhecer as experiências de fora”. O engenheiro destaca que o evento é importante para o setor de engenharia por trazer também experiências direta e indiretamente relacionadas às atividades tecnológicas referentes aos interesses dos profissionais, das entidades e das instituições de ensino vinculadas ao CREA-PR.

O Segundo Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local faz parte de um processo que começou com os preparativos do Primeiro Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local “Território, Economia e Governança Local: novos olhares para tempos de mudanças” realizado em Sevilha (Espanha), em outubro de 2011.

O I Fórum reuniu 1.300 participantes, de 47 países, que trocaram experiências e instrumentos territoriais para o desenvolvimento econômico local e exploraram a sua relação com estratégias nacionais de desenvolvimento local e com o debate global sobre o desenvolvimento humano sustentável. Como conjugar esse debate com práticas e com instrumentos operacionais para a superação da brecha entre a conceitualização e a aplicação na realidade? Esse é um desafio que adquire cada vez mais importância e atenção, assim como demonstram alguns eventos globais, como o Fórum Social Mundial (janeiro de 2012), a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável Rio+2012 (junho de 2012), Africité (Dezembro 2012), entre outros.

Informações: www.foromundialdel.org 

Fonte: Senge-PR