Senge-PR: Assembleia no dia 17 debate proposta da Itaipu

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

GIRO DAS REGIONAIS: Negociações coletivas na Itaipu e Copel agitam a categoria

Foto: Nilton Rolim/Itaipu

Foto: Nilton Rolim/Itaipu

FOZ DO IGUAÇU | Acontece no próximo dia 17 de outubro assembleia para que os engenheiros e engenheiras da Itaipu Binacional avaliem a proposta da empresa para o acordo coletivo de trabalho. O debate ocorre após a nova direção se reunir com a representação do Senge-PR nos dias 8 e 9 de outubro.

Para a formação da pauta de reivindicações, a Regional Foz contou com o auxílio de um formulário on-line em que consultou os profissionais da categoria. Uma vez definida, foi discutida e homologada em assembleia e protocolada no final de agosto passado.

Durante as negociações, a direção da Itaipu argumentou incontáveis vezes que está modelando o perfil para se tornar uma “empresa de mercado”. Isso aponta claramente para um contexto de redução de custos com salários e benefícios, redução de quadro de empregados, e a criação de fatores de competitividade que atendem as exigências do tal mercado.

Assembleias avaliam proposta da Copel e indicativo de paralisação
PARANÁ | Começou no último dia 7 de outubro as assembleias para avaliar a minuta apresentada pela Copel com relação ao acordo coletivo de trabalho. A consulta é feita pelos 11 sindicatos que compõem o coletivo e se estende até o dia 23 de outubro. No dia 24 será feita a apuração na Copel Km 3, em Curitiba. Entre os questionamentos está a possibilidade de uma paralisação no dia 6 de novembro. A partir do dia 14 ao dia 18 uma urna ficará na sede do sindicato para coletar os votos dos engenheiros e engenheiras. Eles podem votar também em qualquer assembleia convocada pelas entidades do coletivo. A proposta tem vigência de dois anos e, entre outros pontos, mexe no abono salarial e pretende adotar modelo de meritocracia.

Diretor do Senge-PR participa de debate sobre mobilidade urbana
CURITIBA | A Semana CURITIBA Inclusiva, organizada pela InCities – Rede para Cidades Inclusivas com Apoio Institucional da ONU Habitat por meio do Circuito Urbano 2019, trará para Curitiba a oportunidade de interação e engajamento entre diversos atores da cidade discutindo, sob diferentes olhares, uma questão primordial: como criaremos uma Curitiba mais inclusiva a partir de 2020? A pauta aborda a inclusão sob seis temáticas principais: governança, gênero, diversidades, meio ambiente, cidade e mobilidade e acessibilidade. O evento conta com a participação do diretor do Senge-PR, Luiz Calhau. Clique aqui e confira a programação.

 9c8178b1-479d-497b-b986-63ffd5f0582d

Campo Mourão completou 72 anos
A cidade de Campo Mourão completou 72 anos no último dia 10 de outubro. Com cerca de 90 mil habitantes, o “município é predominantemente agrícola e tem no plantio de soja e milho seus principais produtos agrícolas, sendo sede da maior cooperativa do Brasil e a terceira maior do mundo; a Coamo, e outras empresas de grande porte”. Campo Mourão é conhecida nacionalmente como a Terra do Carneiro no Buraco. O Senge-PR tem uma sede regional na cidade. A engenheira agrônoma da Adapar, Losani Perotti, responde pela sede e parabeniza pelo aniversário da cidade.

 
FISENGE: Anamatra contra extinção da Justiça do Trabalho
RIO DE JANEIRO | A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) divulga nota pública sobre coleta de assinaturas para apresentação de PEC para extinção da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. Para a entidade, “a ideia de extinção, na verdade, revela a intenção de alguns parlamentares de desestabilizar o sistema de Justiça, indo de encontro à realidade social e econômica do Brasil, que registra, segundo o IBGE, mais de 13 milhões de desempregados, cerca de 5 milhões de desalentados e 7 milhões de subocupados. Nesse encalço, a PEC representa ato de hostilidade à cidadania”.

::Confira a nota completa aqui.

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC/PR) afirmou à imprensa, nesta quinta (10/10), que suspendeu a coleta de assinaturas para apresentação de Proposta à Emenda à Constituição que extinguia a Justiça do Trabalho.

 
Fonte: Senge-PR