Senge-PR apoia criação da frente municipal parlamentar em defesa da Petrobrás em Curitiba

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Iniciativa da vereadora professora Josete, a frente parlamentar, criada nesta quinta-feira (10) em audiência na câmara, atuará na promoção de debates e demais ações em defesa de um dos principais patrimônios econômico e social nacionais

O Senge-PR participou nesta quinta-feira (10) do lançamento da Frente Parlamentar Municipal de Curitiba em Defesa da Petrobras. Criada por iniciativa da vereadora Professora Josete (PT), a frente atuará na promoção de debates e discussões sobre a importância da Petrobras para a economia brasileira e soberania nacional e a necessidade da defesa de uma empresa responsável por mais de 10% do PIB nacional.

Patrimônio de inestimável valor econômico e social para o povo brasileiro, a empresa estatal vem sendo fragilizada diante dos constantes ataques midiáticos nas investigações de denúncias de corrupção na Petrobras. De acordo com a vereadora, a ação busca fortalecer a empresa. “Diante das constantes denúncias de corrupção envolvendo o sistema Petrobras, cabe à sociedade, somando-se ao movimento de resistência dos trabalhadores e trabalhadoras do setor petroquímico, discutir o tema com seriedade”.

Presente na criação da frente municipal, o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt, defendeu a investigação das denúncias e a punição daqueles que vierem a ser condenados pela Justiça, no entanto, sem que isso atinja o patrimônio dos brasileiros.

“É público o momento frágil que passa a empresa com as investigações, que devem ser apuradas e quem for condenado pela justiça deve ser punido. Porém, a empresa está acima disso, e não podemos deixar que isso implique na entrega da maior empresa pública do Brasil para o capital estrangeiro ou para grandes companhias. Por isso é fundamental a criação de espaços como a Frente Parlamentar que promova o debate público sobre o tema e que fortaleça cada vez mais a luta em defesa da Petrobras”.

Para o conselheiro consultivo do Senge, Antonio Goulart, é dever das entidades sindicais e movimentos sociais atuarem em conjunto com a Frente na disseminação do debate em todos os locais na disputa de espaços contra aqueles que querem difamar a empresa pública e fragilizar o patrimônio brasileiro. “Se não temos um canal televisivo tão poderoso a nosso favor e nem um congresso sensível às manifestações e bandeiras populares, é com a abertura desses espaços que vamos defendendo a empresa pública e o Pré-Sal, que é uma das maiores riquezas nacionais, não apenas em quantidade, que impulsionará o país de 15.º para o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, mas em questão de qualidade, pois o petróleo do Pré-Sal é de altíssima qualidade, e que vai gerar todo uma cadeia de produtos também de qualidade superior”.

Fonte: Senge-PR