Senge-PR: ANEEL autoriza Copel a reajustar tarifa em 3,41%

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Ações da empresa operam em alta após o anúncio.

Foto: Copel/Divulgação

A ANEEL aprovou nesta terça-feira (18/6) reajuste tarifário da Copel Distribuição S.A, que entra em vigor a partir de 24/6. A empresa atende 4,6 milhões de unidades consumidoras localizadas no Paraná. Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O índice de reajuste da empresa foi positivo, principalmente, pelos impactos dos componentes financeiros.

O reajuste para a baixa atenção foi um pouco menor: 2,92%. Já para a alta tensão, que atinge a indústria, a alta foi de 4,32%. De acordo com a ANEEL, A bandeira tarifária contribuiu para reduzir em -4,81% o índice final do reajuste da distribuidora paranaense.

A alta autorizada poderia ser bem maior. Em comunicado ao mercado logo após o anúncio da ANEEL, a Copel informou que a “Inclusão dos componentes financeiros” equivalia a um reajuste de 10,54. “A inclusão dos componentes financeiros no processo atual se deve, em especial, ao repasse dos custos com compra de energia acima da cobertura tarifária no período anterior”, observa Adriano Rudek de Moura, Diretor de Finanças e de Relações com Investidores.

Esse valor foi abatido pela redução de -3,08% da “Parcela A”, que compreende os custos com encargos, transporte e energia, representou uma redução de 3,08% na composição do reajuste tarifário, devido, sobretudo, à redução de encargos setoriais da Conta de
Desenvolvimento Energético (CDE). Também houve a retirada dos componentes financeiros do processo tarifário anterior -5,17%.

Em junho de 2019, a ANEEL havia autorizado o reajuste das tarifas.  Em nota oficial à época, o Governo do Estado declarou que o aumento é consequência dos preços dos contratos de compra de energia, ajustados pela inflação e agravados pela falta de chuvas nos últimos anos. Além disso, o governo alega que aumento do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo gerido pelo governo federal, também pesou no aumento.

Ações em alta
O anúncio do reajuste fez as ações da Copel operarem em alta de 0,76% hoje. Elas estão RS 47,69 após um período de quedas.

 

Fonte: Senge-PR