Senge-PE: Termina Greve dos Chesfianos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em assembleia realizada na tarde de hoje (11), entidades sindicais reuniram-se com os trabalhadores da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), na sede do Recife, para explanar sobre a decisão do vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra, em audiência realizada para tratar sobre a greve, por tempo indeterminado, deflagrada pelos Chesfianos.

Em audiência, acompanhada pelas entidades sindicais, o ministro Ives Gandra, não considerou o movimento ilegal e decidiu abonar os dias parados, apresentando sua proposta para a categoria. Caso essa proposta não fosse aceita, com no mínimo 90% dos trabalhadores da operação e 45% do administrativo voltando as suas atividades, uma multa diária de R$100 mil reais seria aplicada e o dissídio seria aberto. Ives Gandra comprometeu-se, junto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a acompanhar e intermediar a negociação do PLR 2014, a partir de agosto, para pagamento em 2015.
Com o intuito de chegar a um consenso em relação ao proposto, a assembleia foi realizada e com a presença maciça dos trabalhadores foi aprovada a volta ao trabalho, por maioria simples dos votos, no entanto, com um elevado número de votantes em abstenção. Com a aceitação da proposta, a volta aos postos de trabalho deverá ocorrer a partir da meia noite do dia 12 de junho.
O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) está atento e ciente que, desde a Medida Provisória 579 (MP 579), ficou claro o prejuízo pelo qual a Chesf está sendo submetida, por isso, vamos continuar lutando para não deixar que prejudiquem uma das empresas mais rentáveis do Nordeste e conclama todos os Chesfianos, dos trabalhadores aos diretores, para fazer parte desse movimento.