Senge-PE realiza Encontro Regional para o 10° Consenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu no último sábado (17/5) o Encontro Regional de Engenheiros do Senge-PE. Além dos diretores do Senge-PE, com a presença de diretores da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Também marcaram presença Karla Gonçalves e Matheus Sena, representantes do Senge Jovem Minas Gerais.
No período da manhã, o evento começou com a apresentação do Senge-PE sobre a importância do Encontro e, logo após, com uma palestra do engenheiro Antonio Carlos. Feijó explanou sobre a situação atual do setor elétrico brasileiro. Após a apresentação, foram abertas as discussões que findaram na elaboração de três propostas, para o subtema “Energia e Desenvolvimento (setor elétrico, petróleo e gás)”, foram elas: restaurar estrategicamente o setor elétrico visando à estabilidade, qualidade e modicidade tarifária (buscando equilibrar o valor das tarifas), com incentivo às reduções das desigualdades regionais; tratar das dificuldades para conduzir a gestão do setor elétrico, na defesa das empresas geradoras de energia estatais e, por último, a Fisenge deve propor à EPE que se contraponha à prática de projetar hidrelétricas sem a previsão mínima de reserva para compensação dos períodos de estiagem.
Antes da construção das propostas, a consultora do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese), Maysa Garcia, fez uma apresentação de como deveria ser o método para a sistematização das propostas para o 10° Consenge.

Na parte da tarde, o vice-presidente do Senge-PE, Roberto Freire contribuiu com a construção das propostas do segundo subtema, palestrando sobre a “Política Sindical e suas interfaces”, dando ênfase no questionamento sobre a continuidade do imposto sindical. As propostas retiradas deste tema foram: a sobrevivência do sindicato está na criação das escolas de formação sindical, para formação de novas lideranças; debate sobre o salário mínimo profissional e estudar e discutir propostas para sustentação financeira do sindicato sem imposto sindical.

O Senge Jovem também teve espaço no Encontro Preparatório de Pernambuco. O estudante de Minas Gerais, Matheus Sena, apresentou o funcionamento do projeto em Minas.

Os delegados que irão representar o Senge Pernambuco no Encontro Nacional foram escolhidos através de votação entre os participantes aptos. Ao final, foram eleitos os seguintes delegados: Maviael Costa, Norman Costa, Clayton Ferraz, Mailson Silva, Augusto José Nogueira, Clóvis Arruda d’Anunciação, Hermínio Neto, Gaio Camanducaia Barrocas, Cláudia Fonseca, Eliana Barbosa e Elisabeth Marinho.