Senge-PE: Persistência da mesa garante manutenção de conquistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nesta última quinta-feira (15/08), em audiência no Ministério Público do Trabalho, a direção da Compesa parecia seguir a linha do atual Governo Federal, apresentando praticamente a mesma proposta sem ganhos aos trabalhadores, insistindo na retirada de conquistas históricas da categoria como PIA e o tíquete natalino, entre outras.

O Procurador do Trabalho, Dr. José Laízio Pinto Júnior, se dividiu entre a mesa da categoria locada em uma sala e a da empresa em outra. Após mais de quatro horas de audiência, os representantes dos trabalhadores solicitaram autorização ao Procurador para ficarem de frente com a direção da empresa. Após debate, a empresa apresentou uma possibilidade de proposta com vigência de dois anos que só terá validade se for fechada em mesa de negociação.

Confira:

Reajuste salarial: INPC dividido da seguinte forma: 3% de imediato até dezembro e 2,01% com retroativos a maio/2019 a serem pagos em janeiro e fevereiro/2020;No segundo ano do ACT: INPC + 1% de ganho real

Tíquete: Passa para o valor de R$35 de imediato sem retroativo, ou R$34,60 com retroativo a ser pago nos meses de janeiro e fevereiro/2020.

Tíquete natalino: Mantém os 6 (seis) tíquetes do ACT vigente.

PCCS: Assina o ACT prevendo que, em até 90 dias após a entrega do estudo pela empresa contratada, a Compesa apresentará o cronograma do que vier a ser implantado ao sindicato.
PIA: Fica mantida a forma atual até maio/2020, quando passa a valer a nova modalidade: Teto do desconto passa de 20% para 25%. Prêmio da multa rescisória passa de 40% para 30%.

Auxílio Educação: Concorda em manter o benefício até o fim do ano letivo (13 anos, 11 meses e 29 dias).
Incorporação de Gratificação: Apresenta nova redação que ainda não atende ao pleito dos trabalhadores. 

Fonte: Sindurb-PE