Senge PE: Nota de Repúdio à ação da PM na manifestação de 29/05

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

NOTA DE REPÚDIO

Nós, do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, repudiamos a ação violenta e injustificável da Polícia Militar de Pernambuco durante manifestação pacífica realizada no centro do Recife no último sábado, dia 29/05/2021. Manifestantes foram às ruas por vacina para todas e todos, auxílio emergencial de R$600 e contra os absurdos do governo federal. Caminharam pelas ruas da capital pernambucana, mantendo o distanciamento, a utilização de máscaras e álcool em gel, respeitando as medidas de segurança sanitária. A Polícia Militar, por sua vez, através de atos truculentos e covardes, agrediu os manifestantes na tentativa de impedir o exercício da democracia e o direito de livre expressão.

Presenciamos o Batalhão de Choque agir com crueldade, reprimindo à base de balas de borrachas, bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta. Militantes e pedestres foram agredidos. A vereadora Liana Cirne foi atingida de uma forma covarde por spray de pimenta. Daniel Campelo da Silva e Jonas Correia de França perderam parte da visão.

Nós exigimos um posicionamento do governo do Estado. Sabemos que o governador Paulo Câmara já afastou os policiais e os comandantes envolvidos na ação, mas consideramos tal medida insuficiente. É necessária uma investigação profunda, envolvendo outros órgãos como o Ministério Público e Poder Legislativo.

Recife, 31 de maio de 2021.

Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco

Fonte: Senge PE
Foto: Junior Boo / O Fotográfico / Agência Estado