SENGE-PE lança cartilha “Por um espaço público cidadão: a mobilidade urbana e a conquista da rua”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na última segunda-feira (09), o Sindicato do Engenheiros no Estado de Pernambuco presenteou a cidade do Recife com mais uma publicação. “Por um espaço público cidadão: a mobilidade urbana e a conquista da rua” é a segunda das três cartilhas comemorativas dos 80 anos da entidade.

O evento de lançamento aconteceu na Livraria Cultura do Paço Alfândega e contou com a presença de vários engenheiros e arquitetos, além de diversas pessoas interessadas em discutir formas de transformar a capital pernambucana em uma cidade mais acessível e mais atraente.

Para arquiteta Maria de Lourdes Nóbrega, uma das oito autoras, com a cartilha “pretende-se demonstrar como o espaço público urbano do Recife pode e deve ser planejado e projetado de forma a torná-lo um espaço cidadão”. A cartilha, que enfatiza o uso da cidade pelos pedestres, foi apresentada por ela, que aproveitou a ocasião para desafiar todos a conquistarem e ocuparem as ruas.

“A ideia da cidade para as pessoas é uma ideia importante. Convidar para ir às ruas é um bom convite”, afirmou a economista Tânia Bacelar, enquanto prestigiava o evento. Além dela, também prestigiaram o evento o vereador do Recife Jurandir Liberal, o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, João Domingos Azevedo, o arquiteto e urbanista Francisco Cunha e o comunicólogo e também colaborador da cartilha Roger de Renor.

O presidente do Senge-PE, Fernando Freitas, enfatizou que o sindicato cumpre, através de mais essa publicação, com seu papel social, contribuindo para a construção de uma cidade mais agradável. “Não pretendemos apresentar nenhuma solução mágica para o problema sério de mobilidade em nossa cidade, mas estamos sempre buscando interferir positivamente, levantando discussões e nos posicionando, visando sempre a melhoria de nossa engenharia”, disse Freitas.

Por Marine Moraes