Senge-PE: Empoderamento feminino é tema de Seminário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 04 e 05 de abril, no Recife Praia hotel, engenheiras de diversos estados vieram ao Recife para participar da reunião do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge) e do Seminário com o tema “A ocupação dos espaços de poder pela mulher e empoderamento”, promovido pelo Coletivo e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE).
Criado em 2008, em Assembleia Geral no 8º Congresso Nacional de Sindicato de Engenheiros (Consenge), o Coletivo de Mulheres, coordenado pela Diretoria da Mulher da Fisenge, tem três encontros ao ano para planejar e deliberar ações e temas que serão trabalhados, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da inserção, reconhecimento e valorização da mulher nas diversas esferas.
No primeiro dia, pela manhã, a diretora da Mulher da Fisenge, Simone Baía, o presidente do Senge-PE, Fernando Freitas e a diretora da Mulher, Eloisa Basto iniciaram o evento discursando sobre a importância do encontro, da discussão sobre o empoderamento e das políticas de gênero.
Na parte da tarde, a programação foi iniciada com o discurso da engenheira, Elisabeth Marinho, diretora do Senge-PE, falando sobre a sua trajetória difícil como estudante e como profissional. Elisabeth foi a primeira mulher formada em engenharia no estado da Paraíba. Em seguida, como parte do Seminário, a Deputada Federal, Luciana Santos participou do encontro palestrando sobre o tema “Mulher, participação e autonomia. Luciana lembrou de algumas figuras femininas fortes e importantes na história de luta por igualdade e deu uma explanação sobre o mercado de trabalho e os espaços destinados às mulheres em campanhas publicitárias. “Na comunicação e publicidade a mulher é coisificada.”, afirmou a Deputada. Luciana não deixou de lembrar dos alarmantes números de violência contra a mulher e da necessidade de uma maior representatividade feminina na política.
Após o término da fala da Deputada, a programação seguiu com Elisabeth Marinho fazendo um apanhado histórico sobre a origem da palavra empoderamento e relacionando o alcance desse objetivo com fatores psicológicos. “A mulher precisa ser confiante e estar bem resolvida, com a estima alta para que acredite que pode crescer e alcançar os espaços de poder.”, relatou a primeira mulher formada em engenharia na Paraíba.
O debate seguiu com falas e experiências enriquecedoras das engenheiras dos diversos sindicatos participantes, com a mediação do vice-presidente do Senge-PE, Roberto Freire. “O seminário é uma discussão importante acerca da diferença da ocupação dos espaços de poder por homens e mulheres, pois, nesse sentido, não temos igualdade de gênero, embora as mulheres sejam a maioria da população e esse domínio em números não se repete nas esferas de poder.”, afirmou Simone Baía.

No segundo dia, os assuntos discutidos foram o Projeto de Lei da Câmara 013/2013, proposta que prevê a implantação da engenharia como carreira típica de estado, avaliação da Campanha realizada para o Dia Internacional da Mulher em parceria com os diversos Senges ligados à Fisenge, o planejamento para as ações do Dia Nacional da Mulher que será comemorado no próximo 30 de abril em homenagem a Jerônima Mesquita, uma das mais importantes líderes feministas do Brasil e, também, sobre o 10º Consenge que será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto, no Rio de Janeiro.