Após algumas rodadas de negociação, trabalhadores do operador aceitam alterações nas cláusulas sugeridas pela diretoria da empresa. Na manhã de terça-feira (26/11) o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge–PE), representado pelo presidente, Fernando Freitas e pelo diretor, Gaio Barrocas, esteve presente na sede do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), base Recife, para realizar assembleia com o intuito de analisar as contrapropostas da empresa no que diz respeito à Campanha Salarial 2013.
Como vem ocorrendo nas reuniões realizadas com os Operadores de Recife, a reunião transcorreu com a participação maciça dos trabalhadores. Na ocasião, o presidente do Senge–PE apresentou aos presentes as melhorias propostas pela empresa nas cláusulas que foram discutidas na Rodada de Negociação, ocorrida no último dia 21 de novembro, na sede do Rio de Janeiro.
Segundo boletim da Intersindical ONS, divulgado também no dia de ontem (26/11), os dirigentes sindicais esgotaram as possibilidades na mesa de negociação. Dentre as melhorias conseguidas estão as seguintes:
2/3 dos tíquetes nas férias;
Antecipação de parte da PO 2013;
Contratação da PO 2014;
Ampliação do Auxílio Pré–Escolar até os 7 anos;
Novo parcelamento de férias;
Os compromissos de discutir sugestões ao novo orçamento do ONS;
Proceder diversos estudos referentes ao Plano de Saúde e estudos visando a implantação de um programa de transferência de conhecimentos (aposentadorias) e, por último, reativar os comitês do PGCR e de investimentos do Plano CD–ONS.
Após explanação foi sugerida a votação para decidir sobre a aprovação, ou não, da contraproposta. Ao final do sufrágio, as alterações das cláusulas apresentadas pela empresa foi aceita pela unanimidade.
No total foram 56 votantes, destes, 40 votos a favor. Já os que eram contrários a aceitação foram 14 e 2 abstiveram seus votos.