Senge-MG: Um projeto de nação para o Brasil é o tema do 10º Congresso Nacional da Fisenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A programação para o 10° Congresso Nacional dos Sindicatos de Engenheiros (Consenge) está definida. Está edição será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, em Búzios/RJ, e terá como tema geral “Um projeto de nação para o Brasil”. No encontro será eleita e tomará posse a nova diretoria da Fisenge. Serão debatidas e deliberadas diretrizes de ação para o próximo mandato desta direção.

No primeiro dia do congresso, 27 de agosto, haverá a solenidade de abertura e o lançamento do livro “Fisenge 20 anos: Duas décadas de lutas e esperanças”. Em seguida o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, vai ministrar a Palestra Magna “Um Projeto de Nação para o Brasil”.

No dia seguinte, está programada a aprovação do Regimento Interno e Homologação da Filiação do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte (SEA-RN). Haverá, ainda, a palestra “O papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional”, ministrada pelo ex-diretor da Cepal e professor da UFRJ, Ricardo Bielshowsky, e pelo representante da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento, do Ministério do Planejamento, Maurício Muniz Carvalho. Após a palestra haverá debate e grupo de trabalho.

Já no dia 29 de agosto, o Consenge tem início com a palestra “O papel do Movimento Sindical Frente às Modificações do Mundo do Trabalho”. Irão ministrar a palestra o doutor em sociologia pela USP e professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, Adalberto Moreira Cardoso; o secretário nacional de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB, Pascoal Carneiro; e a secretária nacional de saúde do trabalhador da CUT, Junéia Batista. Haverá debate e grupo de trabalho após a palestra.

No encerramento do Congresso, no dia 30 de agosto, haverá, na parte da manhã, a discussão e deliberação das propostas, recomendações e moções, com base nos grupos de trabalho. Na parte da tarde será discutido e aprovado a Carta do Rio de Janeiro. Em seguida haverá a eleição, apresentação e posse da nova diretoria da Fisenge.

O Consenge é promovido pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ). Fazem parte da Fisenge os sindicatos de engenheiros de Minas Gerais, da Bahia, do Espírito Santo, do Paraná, da Paraíba, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Rondônia, do Sergipe, de Volta Redonda e o sindicato de Engenheiros e Agrônomos de Santa Catarina.