Senge-MG: Sinaenco oferece 4,88% de reajuste salarial. Assembleia Geral, dia 18/6, decide

Os sindicatos de Engenheiros (Senge-MG), dos Técnicos Industriais (Sintec-MG), dos Topógrafos, Niveladores e Trabalhadores em Topografia (Sinditopo-MG), dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio (Sintamig), dos Administradores (Saemg), dos Arquitetos (Sinarq-MG), das Secretárias (Sindsemg) e dos Geólogos (Singeo) convocam seus trabalhadores para Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a ser realizada na quarta-feira, 18 de junho, às 18h30 em segunda convocação, na sede do Senge-MG. O objetivo é deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo Sinaenco (sindicato patronal), em reunião no dia 3 de junho.

O patronal oferece 4,88% de reajuste para os salários, pisos salariais e demais cláusulas econômicas. Este percentual é uma média entre o INPC para 1º de maio, de 5,82%, e a variação da Coluna 39 da Fundação Getúlio Vargas. O valor proposto fica abaixo da inflação para o período, de 5,82%.

A proposta do Sinaenco ainda oferece a inclusão dos pisos salariais de desenhistas/ projetistas com curso técnico (entre R$1.591,00 e R$1.818,00, dependendo da experiência); de desenhista/copista sem formação/ curso técnico (R$1.023,00) e de biólogo (nível universitário – R$2.102,00). A contraproposta quer, também, a inclusão de cláusula que autoriza as empresas a implantarem Banco de Horas nos moldes da CLT e inclusão de cláusula que autoriza as empresas a implantar Turnos de Trabalho (6 x 12; 6 x 36, 7 x 11, etc). Além disso, o Sinaenco quer alterar a cláusula de garantia de emprego ao empregado afastado por doença não profissional, de forma a reduzir o período da garantia. As demais reivindicações dos trabalhadores não foram contempladas.

Como os trabalhadores podem perceber, os patrões, além de não reporem sequer a perda salarial no período, ainda querem retirar conquistas e empurrar goela abaixo cláusulas danosas como o banco de horas e a famigerada escala 12 x 36.

Entendeu porque é importante a sua presença na assembleia?

AGE dos Trabalhadores da Consultoria

Data: 18 de junho Horário: 18h30 em segunda convocação Local: sede do Senge-MG (Rua Araguari, 658 – Barro Preto – Belo Horizonte)