Senge-MG publica carta aos prefeitos por “Vacina para todos já”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais, em nome de seus milhares de associadas e associados, quer mandar um recado aos prefeitos. Todos eles.

A morosidade na vacinação, a partir do recebimento de lotes vindos do Governo Federal, tanto Coronavac como AstraZeneca, mostram que as mortes continuarão altas no país.

A Universidade de Washington, que tem sido assertiva em suas projeções,  aponta que teremos  entre 280 mil e 306 mil pessoas mortas pela Covid 19 no Brasil até primeiro de junho.

No melhor cenário, com 95% população usando máscaras e tomando todas as medidas de higienes necessárias, haverá 280 mil óbitos. Uma miragem, visto que nem 40% da população seguem essas regras hoje.

A projeção mais real, dentro da nossa realidade de vacinação e cuidados, diz que serão 293 mil os brasileiros mortos até 1º de junho de 2021. Mais 63 mil óbitos, um Estádio do Castelão (Fortaleza) lotado.

O Governo de Minas e a Frente Nacional dos Prefeitos, principal entidade política de representação dos prefeitos, não têm se engajado como deveriam no compromisso de garantir o acesso imediato de todos à vacinação contra a Covid-19.

Até a empresária Luiza Helena Trajano, fundadora da rede varejista Magazine Luiza, cansada de muito discurso e pouca prática, lançou uma iniciativa para vacinar todos os brasileiros contra a covid-19 até setembro de 2021.

Batizada de Unidos pela Vacina, a iniciativa é coordenada pelo grupo Mulheres do Brasil, capitaneado pela empresária e que tem hoje mais de 75 mil mulheres no Brasil e no mundo.

Várias prefeituras e câmaras municipais país afora já deixaram o imobilismo e aprovam leis para ter o acesso às vacinas que salvará suas populações.

Mas, regra geral, o que mais se vê é passividade. O Senge-MG entende que as prefeituras devem sair a campo, de forma concreta, para fazer sua parte, ainda que pequena, se recursos não houver, para comprar vacinas. As opções já são muitas.

Nem que para isso parem com investimentos, os quais, sabemos, são fontes de emprego de muitos dos profissionais de engenharia. Mas a vida está em primeiro lugar. E assistir mortes aos milhares não é a melhor forma de lidar contra a Covid-19.

Por isso o Senge-MG não vai se calar. Mãos às obras prefeitos e vereadores. A bola também está com vocês. #Vacinaparatodosjá

Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2021

Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG)