Senge-MG: Profissionais reivindicam INPC mais aumento real de 5,07%

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os Engenheiros, Arquitetos, Jornalistas, Administradores e Secretárias que trabalham na BHTrans definiram a pauta de reivindicações para a campanha salarial 2014/2015, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na última terça-feira, 25 de fevereiro. As categorias pedem reajuste salarial pelo INPC, estimado em 5,07% do período de 1º de maio de 2013 a 30 de abril de 2014. Pedem, também, aumento real pelo mesmo índice visando a compensação das perdas do período, bem como a valorização Além disso, os profissionais reivindicam a diminuição opcional da jornada de trabalho para 6 horas com redução proporcional de salários e plano de incentivo à aposentadoria, destinados aos trabalhadores elegíveis 

e aposentados.

SMP

Outra reivindicação é que seja pago o Salário Mínimo Profissional (SMP) para os engenheiros e arquitetos da BHTrans. O SMP é estabelecido pela Lei 4950-A/66 e estabelece 8,5 salários para uma jornada de 8 horas diária.

Saúde

A pauta de reivindicações prevê também que a BHTrans concorde em estender o limite de duas jornadas diárias de trabalho para atestados médicos e odontológicos. Isso, condicionado à apresentação de laudo assinado pelo médico assistente quando se tratar de tratamentos de saúde em caráter permanente ou prolongado. A pauta prevê, ainda, a atualização do valor de reembolso do saldo de Assistência Odontológica/Medicamentos da PAMEH (plano de saúde da BHTrans) considerando a inflação médica, bem como a utilização do saldo para reembolso de mensalidades de outros planos de saúde. Os profissionais querem participar da gestão da PAMEH.

Alimentação

Quanto ao vale-refeição, os profissionais querem que ele seja ajustado pelo índice da inflação da alimentação fora do domicílio. Em relação ao vale-lanche, os funcionários pedem que ele seja atualizado pelos últimos cinco anos e que seja aplicado, em seguida, o mesmo índice de reajuste do vale-refeição.

Fonte: Senge-MG