Em uma assembleia on-line realizada no dia 19 de junho de 2024, o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais(Senge/MG) levou a apreciação dos engenheiros e engenheiras da Cemig a contraproposta a ser submetida ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esta ação faz parte da luta contínua pela defesa do plano de saúde PSI, que está formalizado no Acordo Coletivo Específico e abrange tanto profissionais ativos quanto aposentados.
A contraproposta, unificada e desenvolvida com a colaboração de todas as entidades representativas de ativos e aposentados, busca alcançar um consenso entre as partes envolvidas. A apresentação foi conduzida com a ajuda do conselheiro fiscal eleito, Marcelo Correia, que esclareceu várias dúvidas e questionamentos técnicos levantados pelos participantes da reunião.
A maioria dos presentes deliberou a favor da contraproposta, que será encaminhada ao TST com o objetivo de informar as patrocinadoras. A intenção é garantir a melhor cobertura possível para os beneficiários, sejam eles ativos ou aposentados. O Senge/MG continuará acompanhando ativamente o progresso desta iniciativa e, no momento oportuno, informará a categoria sobre o desfecho do processo.