Senge-MG lança o jornal “DE OLHO NA FORLUZ” com foco na vigilância e participação de todos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com o objetivo de despertar um maior interesse nos participantes e assistidos pela gestão dos planos previdenciários administrados pela Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz), o Senge-MG lançou o jornal DE OLHO NA FORLUZ. A publicação mostra a importância dos participantes, aposentados e pensionistas acompanharem os trabalhos de fiscalização dos membros dos órgãos estatutários do fundo de pensão para prevenirem a ocorrência de fraudes, desvio de dinheiro ou má gestão.

Para o assessor de Negociação Coletiva do Senge-MG, Júlio Silva, é importante essa vigilância, pois o governo não atua de forma preventiva para evitar problemas e prejuízos aos fundos de pensão. “Vale aquela máxima de que é o olho do dono que engorda o boi. No caso da previdência privada, se o dono do dinheiro não tomar conta, acompanhando e fiscalizando a gestão de seu patrimônio, ele corre um grande risco de tomar sustos no futuro”, alerta Júlio Silva.

Outro objetivo do jornal é estimular a formação de novos quadros de militantes previdenciários para renovar gradativamente o quadro atual. O DE OLHO NA FORLUZ foi produzido, ainda, com a pretensão de sensibilizar as direções das entidades representativas (sindicatos e associação de aposentados) a buscarem uma atuação mais eficiente, livre de amadorismo, junto aos órgãos estatutários da Forluz, que são o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva. “Uma atuação mais eficiente significa no mínimo ter conselheiros melhores preparados para acompanhar a gestão e tomar decisões bem fundamentadas, ter uma estrutura técnica multidisciplinar com no mínimo contador, atuário, advogado, jornalista e secretaria geral, além de possuir um coletivo de entidades para coordenar todo o trabalho e definir as diretrizes necessárias”, explica Júlio Silva.

A publicação

O jornal é voltado para os trabalhadores ativos, bem como os aposentados e pensionistas ligados às empresas do Grupo Cemig: Cemig, Gasmig, Cemig Telecom, Rosal Energia, Taesa, Cemig Saúde e a própria Forluz. Foram impressos 15 mil exemplares, que estão sendo distribuídos nas principais unidades da Cemig e demais empresas do Grupo, além de ser enviado pelo correio para aposentados e pensionistas (assistidos). O jornal também pode ser acessado pelo site do Senge-MG.

Forluz

A Forluz é um dos maiores fundos de pensão do país e possui o 8° maior patrimônio entre todos os fundos de pensão do Brasil. A fundação administra três planos de previdência complementar, que são o Plano A, o Plano B e o Plano Taesaprev.

Acesse aqui o jornal DE OLHO NA FORLUZ