Senge-MG: jovens participam de curso de formação sindical

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizado em Montes Claros, regional Norte/Nordeste do Senge-MG, nos dias 28 e 29 de outubro, o curso de Formação Sindical para Novas Lideranças. Ministrado pelo doutor em Políticas Públicas e Formação Humana, o professor Helder Molina, o curso foi marcado pela presença de jovens estudantes de engenharia.

Molina fez um resgate histórico das lutas trabalhistas em defesa e na conquista de direitos dos trabalhadores e analisou o papel dos sindicatos no atual contexto de crise do capital e do capitalismo. O doutor em Políticas Públicas discutiu, ainda, as concepções e práticas sindicais contemporâneas e analisou criticamente a conjuntura econômica e política do país. Ele destacou o estremecimento das Lei Trabalhistas, tendo em vista a Reforma Trabalhista que traz pontos como a prevalência do negociado sobre o legislado.

O curso de Formação Sindical já foi realizado em Juiz de Fora (Regional Zona da Mata) e Varginha (Regional Sul). Ele tem como objetivo qualificar novos dirigentes e representantes sindicais para atuação no dia a dia, potencializando a ação sindical no local de trabalho e na sociedade.