Senge-MG: engenheiros e arquitetos marcam ato contra descaso do Governo do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Manifestação, dia 16 de maio, vai fechar Av. dos Andradas às 7h da manhã. Servidores da Engenharia e Arquitetura do Estado exigem respeito e compromisso por parte do Governo

 

Os servidores engenheiros, arquitetos, geógrafos e geólogos do Estado de Minas Gerais vão realizar manifestação na próxima segunda-feira, 16 de maio, às 7h da manhã, na Av. dos Andradas, nº 1.120, em frente ao DER-MG. A manifestação foi decidida durante assembleias realizadas na quarta-feira, 11 de maio, no DER-MG e na Cidade Administrativa.

Engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos servidores do Estado de Minas Gerais estão indignados com a forma com que estão sendo tratados pelo Governo do Estado. Enquanto o GOVERNO usa da artimanha de contratar profissionais terceirizados para cumprir as mesmas funções de engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos pagando altos salários, este mesmo GOVERNO desconsidera corrigir rapidamente uma falha e concretizar a criação da carreira da Engenharia e Arquitetura ainda agora na reforma administrativa que foi encaminhada à Assembleia Legislativa.

Os servidores engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos do Estado de Minas Gerais lutam pelo reconhecimento e valorização profissional. Embora todos reconheçam estes profissionais como essenciais para o crescimento e desenvolvimento do Estado, eles não têm sua importância reconhecida, uma vez que recebem salários aviltantes, muito abaixo do que é praticado pelo mercado e absurdamente são classificados como analistas, gestores e fiscais, ao invés de serem valorizados e reconhecidos como profissionais das áreas nas quais possuem formação.

A mobilização dos engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos teve início há exatamente um ano, em maio de 2015, quando os profissionais procuraram o Senge-MG, Sinarq-MG, Singeo-MG, Assender-MG e Aprogeo-MG em busca de apoio na luta pela valorização profissional.

Após muita mobilização por parte dos servidores, que chegaram a realizar uma manifestação pública em outubro de 2015, na Av. dos Andradas, os profissionais conseguiram uma grande conquista, que foi a Resolução nº65 de 28 de dezembro de 2015, que instituiu Grupo de Trabalho para discutir e apresentar propostas para a criação das carreiras de Estado da Engenharia e Arquitetura em Minas Gerais.

Com a instituição do GT da Engenharia, os servidores se organizaram e adiantaram o processo apresentando à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) uma proposta de Projeto de Lei para criação das carreiras de Estado. O GT se reuniu em quatro ocasiões, sendo a última vez no início de abril. Nesta reunião, levantou-se o número de profissionais espalhados em 32 Secretarias e departamentos que totalizam aproximadamente 1.300 servidores. Número este que não gera praticamente impacto algum aos cofres do Estado.

Em março de 2016, os servidores fizeram um grande movimento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em que conseguiram o apoio de grande maioria dos deputados estaduais à causa da valorização profissional da Engenharia e Arquitetura.

Infelizmente, apesar de toda a mobilização dos servidores engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos, o Governo paralisou os trabalhos do GT. A reunião que estava agendada para o dia 3/5 para dar prosseguimento aos trabalhos foi cancelada sem justificativa e desde então os sindicatos e os servidores não tiveram mais resposta da Seplag a respeito do assunto. As entidades já mandaram diversos ofícios, e-mails e telefonemas, porém sem resposta.

Diante disso, os servidores manifestam seu descontentamento e a sua indignação com o descaso do governo.

PARTICIPAM DO MOVIMENTO ENGENHEIROS, ARQUITETOS, GEÓLOGOS E GEÓGRAFOS ATIVOS E INATIVOS SERVIDORES DOS SEGUINTES ÓRGÃOS
1. Secretaria de Estado Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG
2. Secretaria de Estado Transportes Obras Publica de Minas Gerais – SETOP;
3. Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER
4. Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais – DEOP
5. Fundação Hospitalar de Minas Gerais – FHEMIG
6. Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia de Minas Gerais- SECTES
7. Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais – SES
8. Agencia Reguladora de Agua e Esgoto de Minas Gerais – ARSAE
9. Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais – SEDS
10. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE
11. Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – SEDESE
12. Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMAD
13. Fundação Estadual do Meio Ambiente –FEAM
14. Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM
15. Instituto de Previdência de Minas Gerais – IPSEMG
16. Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – PCMG
17. Fundação Hemominas – HEMOMINAS
18. Fundação Rural Mineira – RURALMINAS
19. Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR
20. Secretaria de Estado e Esportes – SEESP
21. Instituto Estadual de Florestas – IEF
22. Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agrário – SEDA
23. Instituto Mineiro Agrário – IMA
24. Instituto Geoinformação e Tecnologia – IGTEC
25. Fundação Ezequiel Dias – FUNED
26. Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
27. Secretaria de Estado do Norte Minas – SEDINOR
28. Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano – SEDRU
29. Cia Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge
30. Instituto Estadual Patrimônio Histórico, Artístico de Minas Gerais – IEPHA
31. Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA
32. Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais – IPEM

Fonte: Senge-MG