Senge-MG: diretores se preparam para as negociações coletivas de 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Visando uma boa preparação para as negociações coletivas de 2016, diretores negociadores e funcionários do Senge-MG participaram de palestra proferida pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no dia 19 de abril, sobre a atual conjuntura econômica do Brasil.

Na palestra, foi abordado como o mercado de trabalho, em especial dos engenheiros e engenheiras, está se comportando e alguns cenários que impactam na engenharia brasileira. As informações servirão de base para que o Senge-MG viabilize negociações em 2016 que possibilitem uma melhor defesa dos direitos dos engenheiros e engenheiras mineiros.

Com base no levantamento elaborado pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS-Dieese), foram analisadas 708 unidades de negociação da indústria, do comércio e de serviços em quase todo o território nacional, em 2015. Estes dados, muitas vezes ficam prejudicados por não estarem inseridos todos os engenheiros e engenheiras do Brasil. Isto porque algumas empresas contratam estes profissionais exigindo a formação em engenharia, mas oferecem cargos de analistas, assistentes técnicos, gestores e tantos outros. Sendo assim, a obtenção dos dados relativos à categoria é dificultada.

A contratação de engenheiros e engenheiras com o título na qual graduaram estará em todas as pautas de reivindicações da categoria na qual o Senge-MG participa das negociações, como forma de valorização destes profissionais.

Fonte: Senge-MG