Senge-MG: Cemig faz apresentação do cenário econômico em mesa de PLR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Por Luiza Nunes

Em reunião realizada nesta terça-feira, 30 de junho, com a mesa de discussão da PLR, a Cemig apresentou a conjuntura econômica em que está inserida e explicou as implicações que o cenário atual de retração econômica pode ter sobre seu desempenho e, consequentemente, sobre a PLR dos trabalhadores. De acordo com a apresentação, as previsões feitas pela Companhia sobre os indicadores macroeconômicos, no início do ano de 2015, foram todas ultrapassadas e isso gera impacto na dívida da empresa, que já ultrapassa os R$6 bilhões.

Nos dois primeiros trimestres de 2015, os resultados alcançados foram positivos. No entanto, a empresa considera que o resultado é sazonal (decorrente do aumento do preço da energia) e diz prever um segundo semestre bem mais difícil, avaliando, inclusive, o impacto que pode ter se chegar a perder as Usinas de São Simão e Jaguara. Dentro deste cenário de retração econômica, a empresa enxerga mais desafios a serem enfrentados quando o assunto é PLR.

Os sindicatos presentes questionaram a política de distribuição de dividendos para os acionistas em detrimento do reinvestimento de parte do lucro na própria empresa. De acordo com os representantes sindicais, nunca houve um bom momento para empresa no que diz respeito ao reconhecimento do trabalho de seus empregados. A Cemig, no entanto, desde 2011 distribui bilhões de Reais para seus acionistas.

Uma nova reunião para discutir a PLR ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 7 de julho, às 14h30. Na ocasião, serão definidas as bases para a discussão de PLR.

Fonte: Senge-MG