Senge-MG: Campanha salarial com forte adesão de servidores leva à incorporação de 100% da GAT na Prefeitura de Contagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os servidores engenheiros, arquitetos, biólogos e geólogos que trabalham na Prefeitura de Contagem conseguiram importante vitória com a incorporação da Gratificação de Atividade Técnica (GAT) de 100% aos salários, sendo 40% em 2015, 20% em 2016, 20% em 2017 e 20% em 2018.

Outra conquista dessas categorias foi o compromisso da Prefeitura de Contagem de extinguir o decote padrão – a diferença a menor no salário dos novatos provocada pela incorporação do valor da GAT nos salários dos servidores veteranos – a partir de outubro de 2015, sendo que o pagamento ocorrerá através da publicação da Lei.

Foi mais de um ano de negociações com maciça participação da categoria que deixou lições para os profissionais e para os próprios sindicatos: Senge-MG e o Sinarq-MG. “Formamos uma equipe perfeita”, avalia o diretor Ricardo Soares ao mencionar que o envolvimento dos profissionais, em sintonia com os Sindicatos na campanha salarial, foi decisivo para a vitória.

“Durante cerca de três meses eles foram para a praça, fizeram manifestações e apitaços até forjarem a abertura de um canal de negociações com a Prefeitura”, diz. Outra estratégia vitoriosa, conforme o diretor, veio da iniciativa dos profissionais de fazerem levantamentos precisos de salários do pessoal e das receitas das secretarias envolvidas.

“Com isso, conseguimos mostrar que o pedido era realista e os impedimentos para as negociações começaram a diminuir”, detalha, reforçando que a intensa participação dos profissionais foi o que convenceu os gestores municipais. O diretor ressalta que a campanha salarial 2015 dos servidores de Contagem deixa uma rica lição para futuras negociações do Senge-MG com as prefeituras. “Ficou comprovado o quanto o envolvimento dos profissionais é decisivo para a evolução das negociações”, conclui.

A assembleia dos servidores da prefeitura de Contagem ocorreu logo após reunião entre o Senge-MG, o Sinarq-MG , a comissão dos servidores e representantes da Prefeitura de Contagem, entre eles o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sant Clair, e a diretoria Geral da Gestão de Pessoas da Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Giane de Souza Ferreira.

Fonte: Senge-MG