Senge-MG: Assinatura de convênio entre Senge e Crea-MG marca posse da nova diretoria do Sindicato

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) firmou convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) que tem como objetivo estabelecer mútua cooperação entre as partes na execução de medidas que busquem o aperfeiçoamento técnico e cultural das profissões regulamentadas afetas à fiscalização do Sistema. Assim, o Senge Minas Gerais e o Crea-MG se comprometeram a apoiar, um ao outro, na fiscalização do exercício profissional bem como na valorização profissional junto às empresas e órgãos públicos de Minas Gerais. A assinatura do convênio aconteceu durante a solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato de Engenheiros, realizada na quarta-feira, 11 de dezembro. A nova gestão vai ficar à frente do Sindicato no período de 2013 a 2016. 

Segundo o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, o convênio de fiscalização vai coroar o relacionamento entre as entidades e poderá contribuir para a melhoria das relações e das condições de trabalho dos engenheiros de Minas Gerais. “O convênio é um grande ganho da nova gestão 2013 e 2016 e certamente chegaremos ao final da mesma com significativos avanços nas questões do Salário Mínimo Profissional e da valorização dos profissionais do setor público”, disse.

Jobson Andrade, presidente do Crea-MG, considera que o convênio é muito adequado, uma vez que vai juntar as competências e as forças das duas instituições em benefício dos profissionais engenheiros. “É uma possibilidade impar de fazermos uma fiscalização mais adequada, preventiva, de orientação em primeiro lugar, a respeito do Salário Mínimo Profissional, que é uma bandeira muito antiga do Senge-MG. Com esse convênio, essa questão vai estar encampada na ação de fiscalização do Crea. Temos também o desafio da valorização profissional dos engenheiros funcionários públicos. Essa falta de valor que persiste no serviço público tem causado muito transtorno ao desenvolvimento nacional. Com esse convênio vamos poder juntar as ações de articulação em torno também desta questão”, afirmou Jobson Andrade.

Posse

No dia 11 de dezembro, a nova diretoria do Sindicato de Engenheiros tomou posse, em solenidade realizada no Crea-MG. Formada por 78 engenheiros, a nova gestão vai comandar a entidade até 2016. “O Senge-MG tem em sua gênese ideais libertários e democráticos. Nos orgulha muito termos participado ativamente da redemocratização do país, na década de 80. Sendo assim, nada melhor, neste 11 de dezembro, Dia do Engenheiro, renovarmos nossos votos de muito trabalho e dedicação em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o presidente do Senge, Raul Otávio Pereira, em seu discurso de posse.

O evento contou com a presença de diretores da nova gestão, funcionários do Sindicato, além de autoridades políticas e do universo da Engenharia. Formaram a mesa o presidente do Senge, Raul Otávio Pereira, o presidente do Crea-MG, Jobson Andrade, o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson Queiroz e o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, além do diretor administrativo e financeiro da Sudecap, Mauro Heleno Ladeira de Oliveira, que representou o prefeito Márcio Lacerda e o vereador e também diretor do Senge, José Tarcísio Caixeta, que representou a Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte. A mesa contou, ainda, com o diretor administrativo da regional Centro do Senge, Alfredo Marquez Diniz.

A solenidade teve a apresentação de um vídeo institucional do Sindicato, no qual a instituição foi apresentada detalhadamente. O vídeo conta a história da fundação do Senge-MG, o envolvimento da entidade em diversos momentos marcantes da história do país, como o movimento pelas Diretas Já e da Constituinte, a luta contra as privatizações, entre outras. Além disso, o vídeo apresenta os serviços e os setores responsáveis pelo funcionamento operacional do Sindicato, destacando as negociações coletivas, atividade fim da entidade.

Assista, abaixo, ao vídeo do Senge-MG:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&list=UUFJ2wjF1wiIFJZhfI-sJRzw&v=EjQaJe8qFMI

Fonte: Senge-MG