Senge-MG apóia a luta dos petroleiros pelo cancelamento do leilão do Campo de Libra

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), em consonância com a Federação Interestadual de Sindicato de Engenheiros (Fisenge) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), às quais é filiado, apoia o movimento dos trabalhadores da Petrobras, que estão em greve com uma justa pauta de reivindicações, que inclui o cancelamento do leilão do Campo de Libra, a maior reserva de petróleo descoberta nos últimos anos em todo o mundo.

Para o Senge-MG, o momento é de os movimentos sindical e social cerrarem fileiras e se posicionarem firmemente em defesa dos interesses do povo brasileiro. O leilão do Campo de Libra, marco da exploração do pré-sal, se configura como um ato de entreguismo do patrimônio do país e ameaça a soberania nacional.

Veja a seguir a nota da Fisenge e o posicionamento da CUT:

Nota da Fisenge de solidariedade à luta dos petroleiros

Os petroleiros registram mais de 80% de adesão à greve, deflagrada nesta quinta-feira, dia 17/10. Mesmo com práticas antissindicais da empresa, os trabalhadores resistem e lutam por melhores condições de trabalho, pelo fim do PL 4330, que prevê a tercerização de atividades-fim, e pelo cancelamento do leilão do Campo de Libra, previsto para o próximo dia 21/10. Diante deste cenário, movimentos sociais e entidades de classe vêm ocupando as ruas do país para denunciar a entrega do petróleo. A Petrobras, bem como o petróleo e o pré-sal, são conquistas do povo brasileiro. Aderir a essa política de entreguismo de patrimônio público significa macular a soberania nacional. Nós, da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, somos solidários à luta dos petroleiros e pedimos o cancelamento imediato do leilão do Campo de Libra. Esta não é uma luta apenas dos petroleiros e sim de toda a sociedade brasileira. Pedimos que o governo federal e demais autoridades se sensibilizem a esta causa e atendam às justas reivindicações dos trabalhadores. Pelo fim dos leilões e todo apoio à greve dos petroleiros. Que a nossa solidariedade seja tomada como mais um braço de luta e resistência.
Em defesa dos interesses do Brasil

Escrito por: Vagner Freitas, presidente nacional da CUT

A greve dos petroleiros é em defesa dos interesses do Brasil, pelo controle das nossas riquezas e para que os lucros com a exploração de nossas reservas naturais sejam revertidos em melhoria de vida para o povo brasileiro.

É uma luta entre os que defendem o Brasil e os brasileiros e os entreguistas do patrimônio público. Queremos a preservação de um dos setores da economia com maior potencial para estimular o desenvolvimento do País.

A luta contra os leilões do pré-sal, no Campo de Libra, na Bacia de Santos, e também por avanços na campanha salarial dos petroleiros, conta com o apoio dos movimentos sindical e social e de grande parte da sociedade. No Sistema Petrobras, a paralisação uniu os trabalhadores contratados e os terceirizados. Estão paradas as refinarias, os terminais, as plataformas, os campos de produção e as unidades operacionais das bases da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Estar com os petroleiros e ser contra os leilões do pré-sal (a primeira rodada está marcada para o próximo dia 21) é estar a favor de um Brasil melhor e para todos. É defender o uso estratégico dos nossos recursos naturais. Estamos falando de reservas de 8 a 12 bilhões de barris de petróleo, segundo estimativas da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O Campo de Libra pode produzir 1,4 bilhão de barris por dia – hoje, o Brasil produz 2,1 milhões – o que corresponde a US$ 1 trilhão se for considerado o preço médio do barril de petróleo atual (US$ 100).

Para nós da CUT, a descoberta deste megacampo de petróleo, feita durante o governo do ex-presidente Lula, que teve a coragem de estimular e investir pesadamente na indústria nacional, é uma das melhores oportunidades que já tivemos para colocar em prática nossos projetos de desenvolvimento sustentável, com distribuição de renda, emprego decente, mais investimentos em educação, saúde e transporte público de qualidade, saneamento básico e o fim da miséria.

Queremos impedir a privatização da área de Libra porque nosso projeto é de desenvolvimento com soberania nacional e não um projeto meramente econômico e imediatista. Queremos desenvolvimento com justiça social e geração de emprego e renda para todos os/as trabalhadores/as brasileiros/as. Não queremos que nossos recursos levem o desenvolvimento, a riqueza, os empregos e a melhoria de vida da classe trabalhadora para fora do território nacional.

A FUP é CUT! E, juntos, vamos lutar pela suspensão imediata dos leilões do pré-sal.