Senge Jovem-MG: Projeto é apresentado para Federação dos Bancários do RJ e ES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O projeto Senge Jovem foi apresentado para a Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo no último dia 28 de maio, durante evento da Federação. A coordenadora do grupo, Karla Gonçalves, foi a responsável por divulgar o projeto para os dirigentes sindicais bancários. Na ocasião, o vice-presidente da Federação, Nilton Damião Esperança, ficou impressionado com a iniciativa e percebeu o quanto ela poderia ser inspiradora para os bancários. “Sabemos que é preciso atrair os jovens para as discussões sindicais e políticas, mas ainda não conseguimos definir a maneira de fazer isso. A experiência do Senge Jovem nos traz algumas idéias interessantes e considerei importante convidar a coordenadora do projeto para expor o projeto aos nossos sindicalistas”, esclareceu Nilton.

“Percorremos todas as faculdades de engenharia e, onde conseguimos sensibilizar estudantes, montamos núcleos do projeto”, relatou Karla Gonçalves. A coordenadora revelou que a maneira que o Senge-MG encontrou para atrair jovens foi se aproximar dos estudantes de engenharia. “Nós oferecemos cursos e oficinas que auxiliam na capacitação profissional e também promovemos visitas técnicas às empresas importantes. Como os estudantes têm dificuldade de conseguir estas oportunidades, principalmente no interior, isso facilita a nossa aproximação”, contou Karla. O Senge Jovem investe, ainda, na conscientização política e social dos jovens engenheiros. “O plano para 2013 é continuar investindo na formação política dos estudantes para renovar o movimento sindical dos engenheiros de Minas Gerais”, revelou.

Outra iniciativa que o Sindicato de Engenheiros adotou para renovar o movimento foi incluir no estatuto a garantir de reserva de 10% das vagas na diretoria para jovens. “Foi estabelecido um critério para garantir que os recém-formados possam se candidatar. E a diretoria atual já está contatando jovens engenheiros para comporem a chapa para as próximas eleições”, completou Karla.

Com informações da FEEB-RJ/ES